Texto: Tamires Kardauke
Há menos de quatro meses para o fim do ano, as tão sonhadas férias já começam a ser planejadas. As despesas nesta época do ano são maiores com festas em família, presentes e viagens, que podem comprometer o orçamento caso não sejam programadas com antecedência, levando em consideração o destino, número de pessoas e possíveis gastos extras. O gerente das agências da Unicred de Lontras e Ibirama, Walter Antonio do Livramento, explica como planejar as férias sem comprometer o orçamento familiar e começar o ano sem dívidas.
– Escolha o destino com antecedência: com o orçamento apertado e aumento de custos em produtos e serviços, o primeiro passo é escolher com antecedência um destino que se enquadre no seu perfil e na sua disponibilidade financeira. “Quanto maior for a antecedência da compra, melhores serão as tarifas em passagens aéreas e hotéis”, destaca. Outra opção é o parcelamento antecipado de pacotes, através do cartão de crédito, assim, as despesas serão menores na hora de viajar.
– Tenha todos os possíveis gastos na ponta do lápis: orçar todos os custos da viagem pode ser um diferencial na hora de se programar “com estes valores em mãos, é possível definir o quanto se deve poupar mensalmente”. Além dos gastos básicos, como hotel, alimentação, transporte e passagens, recomenda-se fazer uma reserva para gastos extras, como compras, um jantar ou um passeio.
– Utilize o cartão de crédito: os cartões de crédito são uma ótima ferramenta, tanto pela praticidade quanto pela segurança que oferecem. Além disso, é possível parcelar as suas compras, muitas vezes sem juros, porém, é necessário atentar-se ao seu planejamento financeiro para não começar o ano com dívidas. Uma vantagem é que os cartões acumulam pontos, que podem ser convertidos em milhas aéreas para uma próxima viagem.
– Faça o balanço das suas contas durante a viagem: ter um controle consciente de todas as despesas é importante para não ter gastos extras. “Anote o seus gastos e, eventualmente, pare para efetuar uma rápida contabilidade da sua viagem e analisar os seus gastos, assim, você evita surpresas futuras”, explica. No caso de viagens internacionais é importante estar atento aos gastos no cartão de crédito, estas despesas convertidas em reais podem extrapolar as metas definidas.