O Brasil em Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançará a 23ª edição em Blumenau, às 20h do dia 10 de Setembro, na Fundação Cultural. Para ilustrar a publicação do volume 23 – ano 2015, o instituto convidou o Museu de Arte de Blumenau (MAB), que elegeu 24 obras de 22 artistas. Na data também acontece a abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB.
Quem nos informou da novidade foi o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, que escreveu o texto de introdução. A publicação é distribuída por vários países por isso tem versão bilíngue.
A cada ano, são usadas imagens de um museu para agregar aspectos culturais e regionais, por meio de imagens que abrem cada capítulo. No ano passado, a publicação foi ilustrada com obras de arte do Instituto Inhotim, museu a céu aberto, localizado no município de Brumadinho, estado de Minas Gerais.
Brasil em Dados, reúne informações que permitem traçar uma síntese da realidade brasileira com tabelas e gráficos, os capítulos apresentam dados sobre o território nacional, características demográficas e socioeconômicas da população, preços, contas nacionais, atividades agropecuárias, industriais, comerciais, de serviços, finanças, comércio exterior, ciência e tecnologia e estatísticas básicas do Governo, incluindo dados comparativos entre os estados brasileiros.
Como fonte de informações, destacam-se os dados advindos de uma grande gama de pesquisas demográficas, sociais, econômicas, estruturais e conjunturais realizadas pelo IBGE, destacando-se a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pesquisa Industrial Mensal, o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor, o Sistema de Contas Nacionais, dentre outras. Para compor a realidade brasileira, são utilizados ainda dados produzidos pelo Banco Central do Brasil, Agências Reguladoras, além Ministérios do Governo Federal e algumas de suas instituições vinculadas.
Durante seu histórico, o Brasil em Números vem sendo ilustrado com o acervo de museus sediados em vários estados brasileiros. Em cada edição, um museu é selecionado pelo IBGE, para em parceria, ilustrar a publicação com imagens de obras de arte, na capa e no início de cada seção temática da publicação. A utilização de imagens e figuras agrega aspectos artísticos e regionais incluindo componente cultural de forma permeada por toda a publicação. As obras são reproduzidas também em material promocional com cartazes, folders, tanto impressos, como eletronicamente no site do IBGE.
Conforme o gerente de Relações Institucionais do IBGE, David Montero Dias, diante de sua trajetória, o Museu de Arte de Blumenau vem demonstrando significativo crescimento, atingindo a maturidade e reconhecimento necessários. “A proposta de socialização da arte voltada à formação cidadã, aliada a projeção cultural do MAB dentro e fora do Estado de Santa Catarina, torna a instituição elegível, indo ao encontro de nossas expectativas editoriais”, diz ele. “Por tudo isso, o Museu de Arte de Blumenau foi a instituição selecionada para o Brasil em Números 2015. Destaca-se ainda o fato inédito de ser o MAB o primeiro museu parceiro do Brasil em Números que encontra-se sediado fora de um município sede de capital estadual”.
Responsabilidade
Mia Avila, gerente do MAB, enfatiza que é uma honra o museu receber esse convite, importante não só para o museu, para a instituição ao qual está vinculado Fundação Cultural, mas também e principalmente para a cidade de Blumenau, que passa a ter o registro de ser a primeira cidade, sem ser sede de capital estadual, a participar do editorial do IBGE e a sediar o lançamento do mesmo. Honra e grande responsabilidade, levando-se em consideração que nas edições anteriores as parcerias foram estabelecidas com o Museu e Instituto Inhotim – Minas Gerais, edição 2014; Museu de Arte Moderna da Bahia, edição 2013; Museu de Arte do Rio de Janeiro, edição 2012, apenas para citar alguns exemplos.
Informações adicionais de Sérgio Antonello.