Fotos: Luciano Bernz
Por volta das 15h, manifestantes gritando “Fora Dilma” e pedindo o impeachment da presidente do Brasil, saíram da praça Victor Konder, onde fica a Prefeitura Municipal de Blumenau. De acordo com os organizadores do Movimento Brasil Livre BNU, essa foi a maior manifestação de Santa Catarina neste domingo (16). A Polícia Militar estimou a participação de 20 mil pessoas, mas o MBL estimou em até 35 mil. A tarde estava nublada e agradável.
Os manifestantes cantaram o hino nacional por duas vezes, antes de sair da prefeitura e quando chegaram na altura do Shopping Neumarkt. Um momento emocionante para todos, que querem um Brasil melhor. Mais uma vez, pessoas de todas as idades, sem mostrar identificação partidária caminharam até a Câmara de Vereadores de Blumenau. Algumas pessoas discursaram, entre elas, o ex-prefeito de Blumenau, Félix Theiss. O senador Dalírio Beber também foi visto na multidão.
Um carro de som seguia na frente, onde os organizadores do Movimento Brasil Livre BNU, gritavam palavras de ordem contra a presidente Dilma Roussef e o PT. Músicas da “Banda Loka Liberal”, do Rio Grande do Sul, também marcaram o protesto. Foram destacados 80 policiais para garantir a segurança dos manifestantes e não foi registrada nenhuma ocorrência.
Depois de 2 horas de caminhada, pelas ruas centrais de Blumenau, às 17h, terminou a manifestação. No Vale do Itajaí, foram registradas manifestações em Timbó, Pomerode, Itajaí, além de Balneário Camboriú, no litoral.
A cobertura no Facebook foi realizada pelo Luciano Bernz, João Paulo Taumaturgo. Tivemos a colaboração de Alcione Alvin da Silva e Leonardo Alegri.