Fotos e dados: Soni Robinson Witte
Uma equipe da URB (Companhia de Urbanização de Blumenau) trabalha no Parque São Francisco de Assis, na desassoriação do riacho que passa por lá. A intenção era retirar sedimentos, barro, galhos e outras “sujeiras”; com a supervisão da FAEMA. A água cristalina ficou barrenta. Por isso alguns peixes e animais aquáticos foram cuidadosamente retirados e colocados em baldes, para serem inseridos novamente após o processo de limpeza.
Além do riacho, árvores que caíram sobre a trilha ainda em 2008, foram retiradas, para permitir a passagem com segurança e tranquilidade. Uma outra obra importante, é a construção de uma rampa para acesso de pessoas com necessidades especiais. A escada rústica feita de troncos e pedras foi retirada para a construção de um caminho para cadeirantes. Uma excelente ideia pensando na inclusão social, afinal todos devem a oportunidade de conhecer um lugar tão bonito.
Passeando pelo lugar se encontra coisas interessantes, como um antigo registro de água, que lembra o tempo em que uma tubulação levava a água do local para a Rua 7 de Setembro. Um buraco pode ser uma gruta que desabou, e alguns diziam que era uma das entradas dos míticos túneis de Blumenau. Aliás, segundo o Soni Robinson Witte que nos presentou com estas imagens feitas nesta sexta-feira (31), há o projeto de um mirante que terá vista para a região do Parque Vila Germânica. Para quem não conhece, o parque fica atrás do Shopping Neumarkt.