Integrantes do Movimento Brasil Livre chamam atenção para protesto no dia 16 de agosto

MBL_manifestacao_30-7-15_02

MBL_manifestacao_30-7-15_07

Fotos e entrevistas: João Paulo Taumaturgo

O Movimento Brasil Livre ficou conhecido em todo país, depois das manifestações que mobilizaram milhares de brasileiros em várias cidades nos meses de março e abril. Para divulgar a data da nova manifestação, dia 16 de agosto, a partir das 14h, alguns integrantes do núcleo de Blumenau fizeram a ação “corpo a corpo”.

MBL_manifestacao_30-7-15_08

Em vez de usar a grande mídia ou somente a internet, espalharam placas no canteiro que existe junto ao semáforo no lado do Terminal da Proeb, em frente ao Supermercado Angeloni, no bairro Velha. Entre às 19h30min e 20h desta quinta-feira (30), eles  abordaram motoristas e pedestres, entregando um impresso com a data e o local da próxima manifestação. A expectativa é de uma mega manifestação, maior que os 40 mil de março, cuja reivindicação será novamente o impeachment da presidente Dilma Roussef.

MBL_manifestacao_30-7-15_01

O João Paulo Taumaturgo esteve no local e falou com Vanderlei Dallagnolo e Bruna Maffei, duas das lideranças locais do movimento.

OBlumenauense: Como foi a recepção das pessoas nesse evento e qual a importância dele nesse formato para  comunicar o público sobre a manisfestação?

Vanderlei Dallagnolo: A primeira coisa que deu para sentir, foi o sentimento de indignação e basta da população. Se até o momento existia alguma dúvida daquilo que o movimento pede, que é o impeachment da Presidente Dilma e o saneamento da corrupção política, agora a grande maioria tem certeza. A mídia convencional age como um braço de todo esse projeto de poder que estamos combatendo, então precisamos de ações alternativas para estar esclarecendo a população e reforçar nossa mensagem.

OBlumenauense: O Movimento Brasil Livre está presente em todo país com várias unidades. Esse tipo de ação também acontece em outros municípios?

Vanderlei Dallagnolo: Existe um núcleo do MBL que coordena as ações por todo Brasil e naturalmente as locais. Estamos o tempo inteiro em contato com os integrantes, coordenando as atividades. Esse tipo de evento também acontece em outros municípios do país, inclusive com pautas locais e eventos alternativos.

OBlumenauense: Qual a expectativa do núcleo de Blumenau para a manifestação do dia 16 de agosto?

Vanderlei Dallagnolo: A expectativa é quebrar todos os recordes, porque se for igual ao nível de indignação da população, vai ser histórico e inesquecível. Acredito que baseado na força desse sentimento, nós estaremos vencendo uma tirania.

 

MBL_manifestacao_30-7-15_10

MBL_manifestacao_30-7-15_04

OBlumenauense: Também conversamos com a jovem Bruna Maffei, que tem apenas 18 anos, e representa a força do jovem no ativismo político de Blumenau. Na sua visão, qual a importância do jovem nesse tipo de movimento?

Bruna Maffei: Essas manifestações tem provado que os jovens estão sim ligados ao que acontece em nosso país. Tanto pessoas um pouco mais novas quanto mais velhas querem um país melhor e sem corrupção. E eu estou representando essa classe jovem de nossa cidade. Eu acho muito importante a entrega dos panfletos, porque é uma forma de divulgar para todas aquelas pessoas que não acessam a internet.

OBlumenauense: Quanto tempo você está no MBL e como você vê o movimento?

Bruna Maffei: Na verdade sou a fundadora do movimento em Blumenau, que antes era só um evento que tinha sido criado para a manifestação. Depois, acabou se transformando no Movimento Brasil Livre Blumenau.

 

Quem quiser acompanhar o trabalho desenvolvido, pode curtir a página do movimento, clicando aqui.

 

MBL_manifestacao_30-7-15_09

MBL_manifestacao_30-7-15_06

MBL_manifestacao_30-7-15_05