Fotos e dados: Rádio Clube de Blumenau
Na manhã desta terça-feira (28) foi realizada a terceira busca pela BMW 125 que caiu no dia 18 de julho no Rio Itajaí-Açú, depois que o veículo colidiu contra a cerca na Avenida Beira Rio. Ele era conduzido por um jovem de 22 anos, mas estava registrada em nome de uma administradora de bens. A coordenação das buscas é do soldado Airton Blau, do Corpo de Bombeiros Militares de Blumenau.
O trabalho está sendo realizado por uma empresa e segundo Airton, a busca foi possível porque as águas do rio estão mais baixas. Eles iniciaram o trabalho com uma área de 150m que seria ampliada essa tarde para 300m. Mas felizmente por volta das 12h30min o veículo foi encontrado. Após o veículo ter sido encontrado, foi fixado o cabo de aço, que será retirado por uma outra equipe com o auxílio de um guincho.
Segundo o mergulhador Sérgio Santos, são várias coisas que dificultam o trabalho, uma delas é a péssima visibilidade em função do turbidez das águas. O profissional só consegue ver 10 cm a sua frente, o que na imensidão do Rio Itajaí-Açú é quase nada. Outros fatores que desafiam, são a baixa temperatura da água, a correnteza e as pedras.
A técnica usada pelos mergulhadores é esticar um cabo de aço usado como guia para o profissional se deslocar debaixo do rio. Mas é na base do tato, aqui ainda não é usado nenhum equipamento.