Cobertura e fotos: João Paulo Taumaturgo
O sol colaborou para o sucesso na realização de mais uma Caminhada das Nascentes. A região é cercada pelo verde, ar puro, pontes de madeira e estrada de chão. A temperatura no local estava mais baixa, mas com a atividade física, a sensação térmica aumentou. Nesta segunda edição tiveram 250 inscritos, entre pedestres e ciclistas. Dois deles chamaram a atenção: o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e o senador Dalírio José Beber (PSDB).
João Paulo Taumaturgo conversou com o Senador Dalírio Beber sobre o que mais valoriza nessa caminhada. Ele destacou a importância desse tipo de evento, não só para promover a atividade física e o contato com a natureza, mas para também o relacionamento entre as pessoas que apreciam as duas coisas. Beber parabenizou os organizadores e lembrou que no final do mês tem outra caminhada na Vila Itoupava.
O evento iniciou às 8h, na Estação de Tratamento de Água do Samae (ETA III), localizada na rua Santa Maria, 4200, no bairro Progresso. Professores de educação física realizaram alongamento com os participantes antes da caminhada. Uma hora depois, foi a vez dos 30 ciclistas inscritos iniciarem o passeio.
A 2ª Caminhada das Nascentes é promovida pela Prefeitura Municipal com parceria de entidades e a comunidade da Nova Rússia. Foi montada toda uma estrutura no local, além da distribuição de camisetas e bolsas ecológicas com a logo do evento. No total, foram 10 quilômetros de caminhada, onde aos 5 e 7 km do trajeto eram oferecidas frutas e água mineral. Também foi disponibilizado um banheiro químicos aos participantes.
Durante a caminhada, placas instaladas pela FAEMA forneciam informações sobre os diferentes locais. Uma ambulância também acompanhou os participantes, que no final tinham dois microônibus à disposição, já que nem todos poderiam encarar a volta a pé. No ETA III, estava sendo servido um café colonial preparado pela Dona Irene, muito conhecida na região, ao custo de R$ 12 por adesão.
O diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo, Elson Campos Ferreira, um dos responsáveis pela organização do evento, aproveitou para fazer uma pesquisa. Um detalhe que chamou a atenção, é o fato de muitos blumenauenses que participaram da caminhada, nunca terem ido para essa região da Nova Rússia. Ele também comentou sobre uma exposição de fotos, além de uma palestra, realizados pelo Instituto Chico Mendes. A taxa de R$ 30 usada na inscrição e paga diretamente através do site Blueticket é utilizada para cobrir os custos envolvidos no passeio. O dinheiro é gerido por uma associação, parceira da organização.
