Campanha de Proteção aos Animais no Inverno teve 30 pontos de coleta e o apoio de 65 entidades

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (19)

Fotos e entrevista: Luciano Bernz | Texto: Claus Jensen

Na manhã desta quarta-feira (8), a Diretoria de Bem-Estar Animal realizou uma cerimônia de agradecimento aos parceiros que ajudaram na Campanha de Proteção aos Animais no Inverno. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau e contou com a presença do Diretor de Bem Estar Animal, Eliomar Russi; do reitor da FURB, João Natel; do Diretor Geral da Secretaria de Saúde, Leandro Silva; e da secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, que representou o prefeito.

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (11)

Esta segunda campanha ocorreu entre os meses de maio e junho, teve 30 pontos de coleta e contou com o apoio de 65 entidades. Ao longo da ação, foram arrecadados 408 quilos de ração, 202 peças de roupas, 95 cobertores, 25 caminhas, 141 potes para alimentação, 18 coleiras e uma casinha. A iniciativa recebeu, ainda, 200 itens diversos, como lençóis, toalhas, medicamentos, tapetes, almofadas e brinquedos. As doações aos animais são feitas diariamente, através das ocorrências atendidas pelo Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread).

O Luciano Bernz registrou a cerimônia e conversou com o diretor de Bem-Estar Animal, Eliomar Russi, para que ele pudesse fazer a sua avaliação dessa campanha.

 

OBlumenauense: Como você avalia a 2ª Campanha de Proteção aos Animais no Inverno?

Eliomar Russsi: Positiva. Muito positiva. Quero agradecer a toda comunidade que auxiliou. Aos parceiros como os grandes shoppings da cidade, hipermercados e as instituições de educação superior. Fizemos uma grande corrente do bem, com o apoio da prefeitura e através das mais variadas secretarias. Isso facilitou as doações, já que os locais estavam próximos das residências de quem ajudou, nas diversas regiões da cidade. Dessa forma, elas também puderam acompanhar o andamento da campanha, já que as casinhas chamaram muita atenção, por não serem caixas de papelão e sim casas pequenas e grandes para cachorros. As pessoas batiam fotos e postavam nas redes sociais.

Esse era nosso objetivo: que a campanha fluísse de forma normal, mas muito efetiva. Nós triplicamos as doações em relação ao ano passado. Isso é muito positivo, haja visto os dias de frio e chuva que estamos passando. O objetivo dessas doações é para que os animais que sofrem muito por estarem em nossas ruas, ficassem protegidos nesses dias tão difíceis. Sempre pedimos o bom senso da comunidade: quem não pode ter animais, que não os tenha. E se por ventura precisar doar o seu animal, que faça de forma consciente. Vale lembrar que abandono de animal, além de ser crime, também é uma questão moral e de ética. Se hoje estão sofrendo nas ruas, é justamente por terem sido abandonados por alguém.

Sabemos que isso é apenas um pedaço daquilo que realmente é necessário. Por isso, o apoio da comunidade continua sendo muito importante, principalmente na fiscalização, para que não tenhamos mais animais nas ruas precisando deste auxilio. A campanha cumpriu muito a sua meta. Quero agradecer à imprensa pela grande cobertura. Ao site OBlumenauense que está sempre ao nosso lado. Se não fosse esse entusiasmo e essa grande cobertura, muitas pessoas nem ficariam sabendo da campanha. Essa grande parceria entre poder público, empresariado e imprensa, faz toda diferença e quem sai ganhando é a comunidade.

OBlumenauense: Existe algum projeto para ampliar a campanha no ano que vem?

Eliomar Russi: O grande objetivo é ampliá-la. Conseguimos aumentar muito os postos de coleta do ano passado pra cá. A receptividade tem sido fantástica, quem já é parceiro permanece e quem ainda não é, nos recebe muito bem. Afinal é uma campanha do bem e só traz benefícios para quem participa. É o que vimos hoje na cerimônia: todos os parceiros já se colocaram à disposição para a campanha de 2016. E o interessante, é que mesmo após o fim dela, ainda estamos recebendo doações.

Ela já passa a ser tradicional na nossa cidade, além de repercutir no estado. Inclusive tivemos pessoas nos consultando, com a intenção de adotá-la em seus municípios. É uma forma simples e objetiva para ajudar tantos animais. Deixo nosso agradecimento a todos que colaboraram e nos ajudaram nessa empreitada.

 

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (14)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (4)

 

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (1)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (2)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (3)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (17)

 

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (9)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (8)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (7)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (12)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (6)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (5)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (18)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (16)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (13)

 

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (15)

Campanha inverno Cepread 8-7-15 (10)