Alguns amigos foram praticar pesca esportiva no mar do Panamá. No último dia, passavam próximo de uma ilha, quando foram surpreendidos por um náufrago que pedia socorro. O que fazer? Será que não era estratégia para roubar o barco? Essa e outras dúvidas, assim como os detalhes do resgate são contadas nesta reportagem da TV Gaspar.
O médico gasparense Rodrigo Monnerat estava com os amigos blumenauenses Marcos Grutzmacher, Adrian Censi e Ari Roedel, que se envolveram diretamente no resgate. Paulo Luckmann, Hsiao Ping, Rogério Bach e Ademir Bruneto também estavam no momento, mas em outro barco. Eles publicaram todo o resgate no Youtube, que está publicado logo em baixo da reportagem.
O colombiano Jonathan Córdoba, de 27 anos, estava há 15 dias na ilha depois de ter deixado a Colômbia com outras 15 pessoas em um embarcação clandestina. O objetivo era tentar trabalho no Panamá. Durante este período que estava na ilha, ele se alimentava de água da chuva e coco. Ele teve sorte, porque naquela região existem períodos longos sem chuva, ou seja água potável.