Um vídeo postado no Facebook, com mais de 4.603 compartilhamentos, mostra a prisão de um homem na Rua XV de Novembro, na tarde de terça-feira (9). Ao ver as imagens, temos uma tendência de achar que houve abuso de autoridade, como é possível ouvir algumas pessoas gritarem. Mas saiba o que aconteceu antes disso, na parte que não aparece na filmagem do celular.
De acordo com a PM, por volta das 14h43min, um homem de 37 anos havia estacionado uma van Fiat Ducato na vaga destinada para idosos, em frente ao Banco Itaú. Os policiais militares abordaram o motorista e solicitaram para que ele retirasse o veículo. Mas ele disse que sua estada no local seria rápida e que não iria sair. Em seguida, os policiais pediram os documentos e que saísse do veículo, pedidos também negados. Resultado: o homem recebeu ordem de prisão, resistiu muito, momento em que começou o tumulto que chegou a interditar a via e reuniu vários curiosos.
Após ser detido, ele foi conduzido à Central de Polícia, onde foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em que irá responder pelo crime de resistência à prisão. Segundo a PM, a placa do veículo Ducato estava com a tarjeta trocada de um outro município. Foram então expedidas as devidas notificações de trânsito e ele foi removido por um guincho ao pátio do SETERB.
Observando atentamente o vídeo, não há agressão por parte da polícia militar. Apenas o uso de força física para deter o cidadão, devido a resistência à prisão. Tudo teria sido resolvido facilmente, se ele tivesse retirado o veículo.
Dados: Polícia Militar de Blumenau