Uma reportagem hoje no G1 chamou a minha atenção. Ela fala sobre uma planta conhecida como cutia-de-espinhos, que existe somente em uma faixa de 60 km entre as cidades entre Lontras e Indaial, às margens do Rio Itajaí Açú. A planta é endêmica, ou seja, ocorre em apenas em uma região específica, e seu nome científico é Raulinoa Echinata. Ela tem formato de arbusto com folhas miúdas, galhos flexíveis e raízes profundas.
Segundo o biólogo Murilo Cristóvão da Silva, ela é importante pelas pelas suas propriedades medicinais e também na questão da mata ciliar. Ela é uma das plantas que mais seguram esta parte íngreme da nossa região e também das plantas que estão em volta, formadas por um cânion de rochas e montanhas altas com um rio caudaloso.
As maiores concentrações da planta, são encontradas próximas às cachoeiras, já que desenvolve-se bem na presença de vapor d’água. Usualmente ocupa uma faixa de 10m da lâmina d’água. Como possui longas raízes — até três vezes o tamanho do caule — é resistente às enchentes e secas sazonais. O período de floração acontece no verão, com flores medindo entre 5mm e 7mm.
Se você tem em sua casa esta planta, ou conhece outros lugares em que ela existe, deixe o seu comentário nesta postagem.
Foto: Spry Vídeo/Divulgação