Pesquisa da Fecomércio SC realizada no dia 2 de janeiro com 60 hotéis e pousadas de Florianópolis e Balneário Camboriú, os dois principais destinos turísticos para as festas da virada do ano, revelou uma ocupação de 94,7% e de 98,6%, respectivamente. Os números representam um aumento de 10,16% na movimentação dos hotéis da Capital em relação ao ano passado. Em Balneário Camboriú, o crescimento foi de 15,7%.
Os resultados verificados no Réveillon aumentaram as expectativas dos empresários do setor, que esperam uma ocupação média durante a temporada 2014 na ordem de 84,8% em Florianópolis e de 86,2% em Balneário Camboriú.
Tanto na Capital (com 35,2%) quanto no Balneário (29,2%), os paulistas foram os principais turistas hospedados, seguidos pelos gaúchos e paranaenses, em posições invertidas nas duas cidades. E, como já é habitual, os turistas argentinos foram os principais visitantes estrangeiros, representando 8% dos turistas de Floripa e 8,3% dos de Balneário.
Infraestrutura
A pesquisa da Fecomércio também revelou até que ponto os estabelecimentos das duas cidades turísticas foram afetados pela falta de água e de luz durante o Réveillon. Em Floripa, em 19,4% dos hotéis e pousadas houve falta de luz, em 11,1% houve falta de água e em 8,3% faltaram ambos. No Balneário, a situação foi um pouco pior: 17,4% dos estabelecimentos registraram falta de luz, o mesmo índice para a falta de água, enquanto que para 13% dos hotéis e pousadas houve escassez de ambos.
Metade dos hóspedes de Florianópolis reclamou em função desses problemas e para 14,3% houve check out antecipado (o cancelamento de reservas foi de 7,1%). Em Balneário Camboriú, o check out antecipado foi de 18,2%. Nos dois municípios, quase a metade dos estabelecimentos teve gastos com a compra de água.
Essa situação preocupa os empresários do setor, principalmente quanto à capacidade de atender às demandas de um fluxo intenso de turistas. Porém, o resultado da virada do ano aponta para um restante de temporada de verão aquecido no Litoral catarinense, que mais uma vez se consolida como um dos principais destinos turísticos brasileiros.
Dados: FECOMÉRCIO