Fotos: Luciano Bernz
Para quem se assustou com a chuva que caiu nos últimos dois dias, pode ficar tranquilo. Por enquanto o nível do rio está com 2,02m acima do normal, leitura das 9h desta terça-feira (26). De acordo com o sistema AlertaBlu, a estação que registrou maior volume de chuva nas últimas 24h em Blumenau, foi a da Vila Itoupava com 8mm.
Segundo o Epagri/Ciram, as últimas 24 horas foram de chuva mais fraca em Santa Catarina. Os maiores volumes foram registrados em Ilhota (37 mm) e Jaraguá do Sul (28 mm), além das que ocorreram no Litoral Norte e Médio Vale. Nas demais regiões do Estado, os totais não passaram de 10 a 15 mm.
Mas atenção, a condição de chuva significativa e temporais com ventania volta a ocorrer a partir da tarde de hoje (26). Entre terça e quarta-feira em SC, chuva forte e risco de temporais (ventania e descarga elétrica), especialmente para o Oeste e Norte de SC.
No Oeste e especialmente no Litoral a chuva será mais intensa, com acumulado previsto superando os 200 mm (mais que o dobro da média do mês), favorecendo alagamentos e deslizamentos.
Entre quarta (27) e sexta-feira (27), vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul, devido à atuação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC. O mar deve ficar de muito agitado a grosso com ondas de 3 a 4 metros no Litoral de SC, com risco de ressaca.
Previsão de acumulado de chuva nos próximos dias:
Terça-feira (26): 30 a 50 mm em média no Estado. Pontuais de 60 a 80 mm no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí, e acima de 100 mm no Litoral Norte.
Quarta-feira (27): chuva forte com 50 a 70 mm em média no Estado. Pontuais de 90 a 100 mm no Oeste, e de 120 a 150 mm no Litoral. Esses pontuais podem ser ultrapassados em algumas localidades.
Quinta-feira (28): 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. Chuva mais intensa no Litoral Sul, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 90 mm.
Sexta-feira (29): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. Chuva mais intensa no Litoral Sul, com pontuais de 40 a 60 mm.
As informações foram divulgadas pelos meteorologistas Laura Rodrigues e Marcelo Martins, além do técnico em meteorologia Maikon Alves, todos do Epagri/Ciram.