Executivo lidera a entidade pelo biênio 2015-2016. Regionalização, captação de eventos e fortalecimento da entidade serão os focos do trabalho
Texto: Marina Melz | Fotos: divulgação
Uma assembleia do Blumenau e Vale Europeu Convention & Vsitors Bureau, realizada na noite de ontem (23), elegeu a nova diretoria da entidade que já foi empossada na ocasião. No biênio 2015-2016 o presidente será Valmir Zanetti, diretor executivo do Empório Vila Germânica e da Cervejaria Bier Vila.
A diretoria eleita conta ainda com Develon da Rocha (vice-presidente, representando o Sindilojas), Alfredo José Kloppel (diretor financeiro, representando Sihorbs), Cleber Roberto Waldrich (diretor administrativo, representando CDLl), Celito Geraldo (diretor de eventos, representando a Transporte Executivo), Lothar Klemz (diretor de negócios, representando Acib) e Moira Yaskara Maders (diretora social, representando o Sesi).
O conselho fiscal agora é formado por Murilo Benini (representando o Blu Terrace), Elisete Beck (representando o Teatro Carlos Gomes) e Marcelo Deschamps (representando a Associação Cultural Vila Germânica). Os suplentes são Alex Buhaten Filho (representando a Primundo) e Rodrigo Heron Moreira (representando a ISO Audiovisuais).
Regionalização
Valmir comenta que o primeiro desafio da gestão é começar a trabalhar ações regionais de turismo. “As cidades do Vale Europeu têm atrativos complementares muito interessantes de serem trabalhados e seremos mais fortes a partir do momento em que entendermos isso como uma linha de raciocínio. O turista pode se hospedar em Blumenau e conhecer as atrações do entorno, assim como pode se hospedar nos municípios vizinhos e vir a Oktoberfest. Ele vai se sentir mais satisfeito com a experiência e todos ganham”, comenta.
Para o novo presidente, este modelo que preza menos pela concorrência e mais pela cooperação entre as cidades pode render frutos também na captação. E isso já está explícito nos novos materiais da entidade, como o vídeo institucional lançado recentemente.
Captação de eventos
No que tange a captação, Valmir destaca o potencial da região para realização de eventos de médio porte. “No Brasil ocorrem cerca de 600 mil eventos por ano. A grande maioria deles é de até 400 pessoas. Se trouxermos 0,1% destes eventos, são 240 mil pessoas nas nossas cidades, se hospedando nos hotéis, rodando nos táxis e se alimentando nos restaurantes”, comenta.
Em relação aos setores de realização destes eventos, ele destaca as áreas médica e esportiva. “Somos referência em medicina para o restante do país. O número de transplantes é um dos indicadores. Então porque não tentarmos trazer estes eventos que fomentam a pesquisa e atualizam profissionais para a região?”, diz. Já nos esportes, estruturas como o Galegão e o Complexo do Sesi são apontadas como excelentes para médios eventos.
Entidade mais forte
A última gestão, iniciada em 2013, fez o número de associados mais do que dobrar: eram 38, hoje passam de 90. O objetivo da diretoria que assumiu na noite de ontem (23) é aumentar ainda mais esses índices para fortalecer a representatividade do Convention.
“Os serviços e produtos ligados ao turismo somam mais de 50 segmentos. Do posto de combustíveis às empresas têxteis, que vão produzir as camisetas dos acontecimentos realizados em Blumenau: todos podem e deveme se envolver com a entidade e gerar negócios através do turismo”, finaliza Valmir.