Os números apontam uma diminuição de motoristas notificados por embriaguez em Blumenau durante a Oktoberfest. Dos 63 bafômetros realizados no período, 37 motoristas (41.20%) receberam notificações por dirigirem alcoolizados. Números inferiores aos do ano passado, quando 108 exames de etilometria foram feitos e 96 notificações (88.88%) aplicadas por embriaguez. Segundo Ivonei Leite, chefe da Guarda Municipal de Trânsito, o índice é resultado do aumento da fiscalização e do pedido para que as pessoas não assumam a direção quando ingerem bebidas alcoólicas. “Acredito que as pessoas assimilaram nosso pedido, tanto é que a Guarda de Trânsito não observou a necessidade de realizar tantos bafômetros, mas é preciso que as pessoas tenham mais consciência e não assumam a direção quando consomem bebida alcoólica”, afirma ele.
A Oktoberfest deste ano foi marcada pela conscientização do consumo de bebidas alcoólicas. Várias ações foram efetuadas pela Escola Pública de Trânsito dentro do Parque Vila Germânica. A organização da festa fez mudanças importantes para a educação do público, incluindo chope sem álcool em todos os pavilhões e substituindo o chope pilsen comum pelo chope sem álcool nas competições do Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. A divulgação deste concurso é diária e alcança repercussão nacional. “Acreditamos que oferecendo bons exemplos através da mídia, podemos colaborar na conscientização das pessoas para a realidade de que álcool e direção não se misturam”, ressalta o presidente da Vila Germânica Ricardo Stodieck.
Menos índice de acidentes em quatro anos
A Guarda Municipal de Trânsito, em conjunto com a Polícia Militar, realizou 29 operações no período da festa, oito operações a mais do quem em 2012. As ações ocorreram em diversos pontos da cidade, inclusive nas proximidades do Parque Vila Germânica, como nas ruas João Pessoa, Antônio da Veiga e Sete de Setembro. O número de veículos fiscalizados também aumentou. Somente durante a Oktoberfest deste ano foram 4.086 veículos abordados, enquanto no ano passado 3.030. Outro dado positivo sobre o trânsito durante a festa, é que o número de acidentes no perímetro urbano de Blumenau diminuiu. Em 2012 foram registrados 262 acidentes, quando neste ano foram 249. Dos últimos quatro anos, este é o menor índice. No ano de 2010 Blumenau teve 279 acidentes, 30 a mais do que em 2013. O número dos acidentes com vítimas também foi menor este ano. A GMT registrou 79 acidentes com vítimas, já em 2012 foram 98. Para o presidente do Seterb, Sérgio Chisté, as ações de conscientização do programa Vila Segura, o incentivo ao uso do transporte coletivo e do táxi, e a fiscalização, foram fatores que contribuíram para a diminuição dos acidentes e de motoristas embriagados.
Texto deJuliana Damian Silva