Elisangela Leitzke lança livro contando a sua experiência de morar um ano na Alemanha

Quem não sonhou em determinado momento de sua vida, passar um tempo em um país da Europa? Elisangela Leitzke, moradora da Vila Itoupava, não só realizou esse sonho, como compartilha a sua experiência com o livro que está lançando na Livraria Blulivro nesta quinta-feira (5), no Shopping Park Europeu. A partir das 19h, ela estará autografando o livro “A lazer ou a trabalho“.

A autora que é formada em História e Antropologia Cultural, relata no livro as várias histórias de sua convivência em terras alemãs, no período de um ano, entre agosto de 2005 e 2006. A seguir, segue a resenha do livro, que apresenta melhor o que encontrará no livro.

 

Elisangela-Leitzke-destaque

Toda vez que alguém viaja ao exterior, as primeiras perguntas feitas pelo agente de imigração costumam ser as seguintes: – Qual o motivo da viagem? A lazer ou a trabalho?

Se para muitos a resposta parece simples, para outros – como é o caso da autora Elisangela Leitzke – ela foi um pouco mais complexa. Afinal, a oportunidade de viver na Alemanha durante 12 meses sempre significou para ela muito mais do que uma simples viagem. Era um sonho distante que em breve iria se tornar realidade. Após anos de planejamento, a tão esperada viagem estava ao alcance das mãos. Dentre todas as opções analisadas, a escolhida foi trabalhar como au pair na casa de uma família alemã.

Se por um lado este tipo de serviço não era exatamente seu sonho de consumo, num primeiro momento ele foi o menor dos problemas. Tomar a decisão de ficar um ano longe do Brasil envolve muitos riscos e detalhes. Isso sem falar na difícil missão de conversar com as pessoas mais próximas sobre a viagem e deixar para trás família, amigos, um bom emprego e o grupo folclórico do qual fazia parte em Blumenau, Santa Catarina. Mesmo assim, Elisangela decidiu seguir em frente com a certeza de ter feito a melhor escolha.

A Lazer ou A Trabalho? é um livro destinado a todos aqueles que também sonham em viajar para fora do país. Ele é um convite para você ver através dos olhos da autora desde os pequenos detalhes do dia a dia às viagens que permanecerão para sempre na sua memória.

O livro permite experimentar a sensação de cuidar das manias de uma menina de seis anos, a experiência de trabalhar como assistente de trânsito nas ruas de Munique e a rotina de realizar serviços domésticos, atividades que foram essenciais para o que realmente importa: garantir recursos suficientes para visitar museus, castelos e atrações turísticas em diversas cidades e países espalhados pelo continente europeu, com direito a caminhadas, brigas de bolas de neve e a possibilidade de saborear as mais variadas comidas e bebidas típicas de cada região.

Achou muito? Espere só até conhecer as histórias sobre o seu ingresso em um grupo folclórico alemão – com direito a desfilar na tradicional Oktoberfest da Alemanha (a original) – e o desafio de tentar concluir todos os níveis do curso de alemão para estrangeiros em apenas 12 meses. Nos capítulos finais a autora ainda abre espaço para o depoimento de outras brasileiras que foram morar na Alemanha, além de fazer um balanço dos 12 meses em que passou no continente europeu e de presentear o leitor com importantes dicas para pessoas que desejam viajar ao exterior.

O diário apresenta o olhar de Elisangela sobre as experiências vivenciadas durante o seu primeiro ano na Europa. E é a prova concreta de que não somos movidos apenas por nossos sonhos, objetivos e visão de mundo, mas também por nossos medos, emoções e aprendizados.