Texto: Giovana Pietrzacka
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) está promovendo um trote diferente neste ano. Visando a união, descontração e principalmente a solidariedade, o DCE criou o Trote Solidário. A principal ação prevista é a doação de sangue. De acordo com o vice-presidente do Diretório e acadêmico de Fisioterapia, Rafael Heusser, a “ideia é incentivar um ato solidário”.
Ele explica que a ação funciona da seguinte maneira: qualquer aluno pode fazer a doação e inclusive indicar parentes e amigos para participar. Basta se dirigir até o Hemosc, que fica na Rua Theodoro Holtrup, e falar o nome da turma ou do curso que pretende ajudar. O curso que obtiver o maior número de doadores receberá uma premiação surpresa. Não precisa agendar nada! É só chegar no Hemosc e preencher a ficha de identificação!
A assistente de captação de doação do Hemosc, Crislaine Ebel, lembra que é muito importante a ação do DCE uma vez que proporciona a manutenção do estoque. “Assim, os alunos passam a doar com mais frequência e multiplicar a iniciativa”, disse.
A Universidade incentiva a realização de Trote Solidário. Assista reportagem na FURB TV com a participação do reitor João Natel e da pró-reitora de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante, Maria José Carvalho de Souza Domingues.
Mas fique ligado, a atividade será desenvolvida até o dia 5 de março! Participe!
Informações junto ao DCE: (47) 3321 0267 ou no Hemosc (47) 3222-9800
Fique ligado, o Hemosc funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 18h30min e aos sábados das 8h15min às 11h!
O que é necessário para doar?
– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
– O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
– Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
– Ter repousado bem na noite antes da doação;
– Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
– Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes
via Furb | Fonte: site do Hemosc de Blumenau