Fotos: Luciano Bernz | Texto: Claus Jensen
Boatos nas redes sociais, de que a greve dos caminhoneiros pudesse afetar o abastecimento dos postos de combustíveis, fez muita gente “garantir” o seu tanque cheio. Hoje por exemplo, recebemos em nosso WhatsApp mensagens de que os postos Zadoná (antigo RG), Auto Posto Salto, entre outros estavam sem gasolina. E realmente faltou, mas por causa da procura em função dos boatos.
Entramos em contato com os gerentes de três postos de combustíveis com bandeiras diferentes. O primeiro foi o Posto Estrela Dourada, na Rua Amazonas, de bandeira Rod’Oil, próximo à empresa Souza Cruz. O gerente disse que não havia nenhuma previsão de falta e até o momento estava tudo normal.
No Auto Posto Nereu, na esquina das ruas Sete de Setembro e Nereu Ramos, a gerente informou que eles tiveram que aumentar o pedido de hoje devido a grande procura nesta terça-feira (24) , em função dos boatos de que iria faltar. A Ipiranga, bandeira do posto, não informou até agora nada sobre desabastecimento.
Fomos também até a Rua Antonio da Veiga, no Posto Bela Joia, de bandeira Shell. O gerente disse a mesma que coisa que a anterior. Os boatos de que faltaria combustível, deixou o posto por volta de 23h de terça (24) realmente sem combustível nas bombas. Elas só foram abastecidas nesta quarta-feira (25) às 11h30min.
O gerente disse que mantém contato direto com a companhia e que o abastecimento é normal. A distribuidora Shell informou que para faltar gasolina em Blumenau, todos os acessos de Itajaí teriam que estar fechados, impedindo a chegada dos caminhões para Blumenau.
As maiores distribuidoras em Itajaí, recebem o combustível através de dutos vindo da cidade de Araquari, no norte do estado. O que chegamos à conclusão é quem está ganhando mesmo com a situação, são os postos de combustíveis. E se há falta, é mais por causa dos boatos, do que falta de abastecimento em função da manifestação dos caminhoneiros.
Entramos em contato também com o presidente SinSindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Blumenau (Sinpeb)peb, Júlio Cesar Zimmermann. Ele comentou que se a greve continuar, que está crescendo cada vez mais no país, e atingir Blumenau, os estoques ainda poderia abastecer por mais 5 dias.. Na sua opinião a reivindicação dos caminhoneiros é justa, porque houve aumentos excessivos de pedágio, combustível além da falta de segurança nas rodovias. Então afetará não só os combustíveis mas de uma forma geral.