Presidente da Academia de Letras Blumenauense toma posse nesta quarta (25)

Foto: Susane Produções Fotográficas
Foto: Susane Produções Fotográficas
Foto: Susane Produções Fotográficas

Jornalista, produtor cultural e professor universitário, Rodrigo Ramos toma posse na próxima quarta-feira, dia 25, às 19h, como novo presidente da Academia de Letras Blumenauense. A escritora, produtora cultural Raquel Furtado é a vice-presidente.

A nova diretoria terá um mandato de dois anos, o que tradicionalmente já vem acontecendo com os demais presidentes. A escritora e poetisa Doroty de Brito Steill deixa o cargo. A composição da nova diretoria deverá acontecer na primeira reunião ordinária do novo presidente ainda no mês de março.

Ramos, ficou surpreso com a indicação. “Na verdade foi por aclamação e, junto com a amiga Raquel Furtado, quero difundir a leitura e a literatura no município”, comentou.  Para o novo presidente a palavra “Imortal”, dada a quem é membro de uma Academia de Letras soa estranho: “Imortais são todas as pessoas que acreditam em um futuro melhor e que, por este futuro, realizam alguma ação”, destaca.

Para os que não entendem o termo, a palavra imortal é usada quando um membro toma posse em uma Academia de Letras. Seu primeiro discurso é feito em homenagem aquele que é seu patrono, imortalizando assim sua obra e contribuição literária. Rodrigo Ramos entrou na ALB em 2008, ocupando a cadeira de número XI, que tem como patrono Hermann Baumgarten.

Novos integrantes

Ainda na cerimônia de posse dois novos membros entram para a ALB. São eles: o professor, escritor e poeta Marcelo de Brito Steil, que irá ocupar a cadeira VII e que tem como patrono Geraldo Luz, e o médico e escritor Luiz Eduardo Caminha, que ocupará a cadeira XXIX, que tem como patrono Odilon Lunardelli.

A solenidade será uma Sessão conjunta com a Sociedade de Escritores de Blumenau, em que o poeta e presidente da Fundação Cultural de Blumenau, no período de 2007 até 2009, Ivo Hadlich, assume a presidência da SEB, para o mandato de um ano.

Histórico

Academia de Letras Blumenauense (ALB) foi fundada em 01 de novembro de 1999 com a finalidade de cultivar as relações entre os escritores em sentido amplo, estimulando o intercâmbio de informações nas Letras e nas Artes Literárias.