Amado e odiado por alguns, hoje ele termina

Horario-de-verao-atrasar

Neste sábado, mais uma vez os brasileiros que moram no Centro-Oeste, Sudeste e Sul deverão atrasar os relógios em uma hora à meia-noite de sábado. O horário de verão foi adotado para economizar energia elétrica.

Muitas pessoas não sabem, mas ele foi aplicado no Brasil pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466. Desde lá, houve vários períodos em que este horário não foi adotado, quando em 1985 ele começou a ser utilizado anualmente.  O sistema foi criado no século XVIII pelo norte-americano Benjamim Franklin, mas primeiramente adotado no início do século XX pela Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. Mas o assunto é polêmico.

Sonolencia

Estudos dizem que alterar o fuso horário de 1 hora em toda população, pode ser uma agressão ao relógio biológico. Ele é essencial para nossa saúde e bem-estar, já que é responsável pelos ritmos e ciclos biológicos, principalmente o sono e a alimentação. A maioria das pessoas demora em torno de uma semana para se adaptar, enquanto outras sofrem com sonolência e alteração no humor até que ele volte ao normal.

 

energia-eletrica

Nessa edição, o horário de verão resultou em uma economia de energia de 4,5% nas horas mais influenciadas pela mudança nos relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, entre 18h e 21h. Mas considerando todo o consumo dessas regiões desde 19 de outubro – não só esses horários – a economia foi de apenas 0,5%. De acordo com dados preliminares do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário diferenciado também ajudou a poupar os reservatórios das usinas hidrelétricas. Em 2013/2014 foram poupados R$ 405 milhões no consumo de energia.

 

Valdir-Colatto

Nesse ponto é questionada a economia que traz para o país. Em Brasília, o deputado catarinense Valdir Colatto (PMDB) quer acabar com o horário, alegando que isso pode causar prejuízos para a saúde das pessoas.  Para ele, “não há estatística que justifique que essa medida traga ganhos. […] O desconforto que a adoção deste horário acarreta, principalmente em latitudes mais baixas, é experimentado por todos que são obrigados a acordar mais cedo, incluindo as crianças, pois o Horário de Verão começa em pleno período escolar”, disse.

 

Parque Ramiro 30-8-14 (2)
Foto: Soni Robinson Witte

Por outro lado, tem muitas pessoas como eu, que gostam do horário de verão, porque permite que você aproveite melhor o dia, já que “anoitece mais tarde”. Tem quem espere ansiosamente pelo terceiro domingo de outubro, quando ele entra em vigor. E você, qual a sua opinião sobre o assunto?