Material foi elaborado com base nas normas técnicas da Secretaria de Educação Especial beneficia deficientes visuais.
Texto: Sérgio Antonello
Em cumprimento ao Projeto de Lei nº 6.694/14, de autoria do vereador Oldemar Becker (PPS), estabelecimentos de Blumenau já começam a disponibilizar cardápios em Braille aos clientes. O projeto de lei foi aprovado no final de 2014 e determina o uso de sistema de leitura nos cardápios dos estabelecimentos de alimentação com objetivo de beneficiar os deficientes visuais. Contribuindo com essa iniciativa, o Centro Braille da Fundação Cultural confeccionou dois cardápios desse tipo destinados a duas lanchonetes da Região Norte da cidade.
O material foi elaborado com base nas normas técnicas para a produção de textos em Braille, da Secretaria de Educação Especial, vinculada ao Ministério da Educação. O Centro Braille da FCB já vem fornecendo cardápios e livros no sistema desde 2002. Interessados em adquirir o material podem entrar em contato pelo telefone 3381-6191, das 8h às 12 e das 13h às 17h.
O alfabeto que usa caracteres de pontos em alto relevo foi adaptado pelo professor Louis Braille, cego desde os três anos. Seu novo método de leitura pelo tato foi publicado em 1829. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.
via PMB