Procon cobra plano de investimentos das operadoras de telefonia

Texto: Felipe Rodrigues

Em resposta as solicitações do Procon de Blumenau, as empresas de telefonia se comprometeram, até o fim de 2015, fazer investimentos que visam melhorar a qualidade do sinal em várias regiões do município. São diversas medidas protocoladas, como, por exemplo, a instalação de Estações de Rádio Base (ERBs) nos bairros mais afastados do centro, expansão da tecnologia 3G e a ativação do 4G. O investimento será realizado em cumprimento à campanha Blumenau: Você Com + Sinal, criada pelo Procon.

De acordo com o relatório, a operadora TIM se comprometeu a ativar o 4G nas 32 antenas espalhadas pelo município esse ano. Além disso, informou que vai implantar nove sites para prestação de serviço das tecnologias 3G e 4G nos bairros Badenfurt, Salto do Norte, Salto Weissbach, Fortaleza, Velha Central, Velha, Itoupava Norte e Salto. A empresa ressaltou no documento que instalou uma ERB com tecnologia 3G, no bairro Itoupava Norte, em dezembro do ano passado.

A empresa Vivo realizou em 2014 a expansão do 3G nos bairros Centro, Ponta Aguda e Passo Manso, Asilo, Testo Salto, Vila Itoupava, Itoupavazinha, Salto do Norte, Velha, no Shopping Neumarket e nas regiões da Hering e Proeb. Ainda no ano passado, instalaram três ERBs nos bairros Fidélis, Boa Vista e Glória. Em resposta ao Procon, a empresa disse que vai instalar mais ERBs nos bairros Salto do Norte, Testo Salto e Vila Nova.

Por sua vez, a Claro investiu em melhorias nas 33 antenas distribuídas pela cidade e se comprometeu a instalar mais 11 com a tecnologia 4G. Já a OI investiu R$ 2 milhões em telefonia móvel em 2014 e prometeu realizar mais um investimento de R$ 1 milhão até março. Na semana passada, a empresa instalou uma antena no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) da Velha. A região é conhecida por não ter sinal de nenhuma operadora.

O coordenador do Procon, Alexandre Caminha, explica que essas medidas só foram tomadas devido à realização da campanha e da participação ativa da comunidade. “A partir de agora vamos fazer o acompanhamento das melhorias e cobrar as mudanças quando necessário”, explica. Ele lembra que é importante que os consumidores continuem formalizando as dificuldades em relação ao sinal de telefonia móvel, para que o Procon possa continuar cobrando a melhora dos serviços ofertados em Blumenau.

via PMB