Ar refrigerado que acompanha onde você for

ar_condicionado_Cloud-Cost_01

As últimas semanas não tem sido fáceis em termos de calor, com sensações térmicas beirando os 45°C. Um dos sonhos de todos que vivem em regiões quentes e úmidas como a nossa, é ter “ar condicionado” onde quer que você vá.

O laboratório Senseable City do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu o Cloud Cost, protótipo de um mecanismo que gera um ar refrescante ao redor das pessoas. Formado por diversos cilindros de alumínio instalados no teto, eles são equipados com sensores ultrassônicos que detectam a localização e movimentação do ser humano. Baseado nestas informações, um sistema de nebulizadores libera uma “nuvem” de ar que causa um efeito refrescante.

ar_condicionado_Cloud-Cost_02

Bem, tem um detalhe que ainda precisam melhorar: ele só serve para ambientes fechados. Ele na verdade foi projetado para reduzir o consumo de energia e água, em relação aos  sistemas de refrigeração de ambiente convencionais. Levando em consideração o sistema de instalação, com tubos espalhados em uma construção, não parece ser muito prático.

Mas ideias, geram outras ideias, aperfeiçoadas. Que tal uma roupa, com custo acessível que reage quimicamente ao calor, permitindo uma inversão térmica?

ar_condicionado_Cloud-Cost_03

Veja o vídeo: