A previsão do tempo indica acumulados significativos de chuva para o Norte de SC entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, especialmente o Litoral Norte, nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e Corupá.
Em função do elevado acumulado de chuva ocorrido nos últimos dias e a previsão de ainda mais precipitação nas próximas 72 horas, há risco para deslizamentos de terra também em São José, na Grande Florianópolis; Rio do Sul, Blumenau, Gaspar, Ilhota e Itajaí, no Vale do Itajaí; e Curitibanos e Arroio Trinta, no Meio-Oeste.
Na sexta-feira o tempo fica instável com nebulosidade variável e condições de chuva em SC, na forma de pancadas moderada a forte em alguns momentos entre a tarde e noite. O acumulado de chuva previsto para esse dia é de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais de 70 mm no Litoral Norte. As áreas de instabilidade estão associadas ao deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
O alerta é para o período entre esta sexta-feira e sábado, que há chance de temporais isolados com chuva moderada a forte, descarga elétrica, rajadas fortes de vento e granizo isolado. Essas chuvas intensas em curto período de tempo podem provocar alagamentos e enxurradas. A temperatura diminui em relação aos últimos dias.
No sábado, o tempo ainda fica instável com chuva em parte do dia, com chance de descarga elétrica e risco de temporal isolado, mais intensa na região Norte. No decorrer do período, há chance de aberturas de sol especialmente em direção ao Oeste e Sul de SC. O acumulado de chuva previsto é de 10 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 50 a 70 mm especialmente no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. A frente fria ainda influencia o Norte do Estado.
No domingo o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte permanecem com tempo mais instável e sujeito a chuva a qualquer hora do dia devido a circulação marítima, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite, e descarga elétrica. O acumulado de chuva previsto varia de 10 a 15 mm no Estado, com pontuais de 50 mm no Litoral Norte, o que mantém a região com risco de alagamentos e deslizamentos.
Já na segunda-feira, 16 e terça-feira, 17, o sol aparece entre nuvens no Estado, com chuva isolada no Litoral especialmente na madrugada e a partir da tarde. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, no período da tarde e noite, com descarga elétrica.
As recomendações da Defesa Civil SC
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Fonte: Defesa Civil de SC