“Colocar Rio do Sul no caminho do desenvolvimento tecnológico”. Com estas palavras o coordenador do Programa Rio do Sul Digital, Eduardo Schulze, embasou os investimentos que serão realizados no município durante o lançamento oficial do programa, na quinta-feira (12), no Bloco G da Unidavi, em Rio do Sul.
O Rio do Sul Digital atua em eixos, que consistem na otimização da gestão administrativa pública, com a mudança para um sistema de gestão web, que garante a integração segura de dados de forma online. Também, a ampliação da interligação por meio de fibra óptica dos prédios públicos, de 30 para 90 unidades, proporcionando o aumento do sinal de internet banda larga de 30 para 120 MB.
Prefeito Gariba assina contrato com a QI NetworkPrefeito Gariba assina contrato com a QI NetworkCom a sala de Gestão e Controle, que será montada no prédio central, agentes da Guarda Municipal e técnicos do Departamento de Trânsito da prefeitura terão acesso à 225 câmeras, que serão utilizadas para o videomonitoramento de prédios e espaços públicos, além das principais vias, saídas e entradas da cidade, definindo um eixo de atuação nos segmentos de segurança e mobilidade urbana.
A educação municipal também será beneficiada, por meio de um contrato de prestação de serviços da Google para uso do software Google For Education, sendo a primeira rede no ensino público municipal no Brasil a utilizar o sistema. De acordo com o diretor-executivo da QI Network, Henrique Augusto Araújo, representante da multinacional, a Google escolheu Rio do Sul para ser o primeiro município a utilizar o sistema. “Estamos na etapa de treinamento de professores e gestores educacionais, posteriormente disponibilizaremos estas ferramentas para o ensino público e em pouco tempo o município verá na prática o resultado desse grande projeto”, destacou.
Outro eixo de atuação, que deverá impactar diretamente no desenvolvimento da sociedade é a implantação da internet social, que deverá alcançar cerca de 80% do território e cerca de 49 mil habitantes. Ela será possível após a instalação de 18 torres interligadas aos prédios públicos já conectados, que proporcionarão sinal de internet via rádio. “Com isso, basta que o cidadão instale em sua casa uma antena receptora para utilizar gratuitamente o link de 1 MB de internet”, explicou Schulze. Com a internet social o rio-sulense terá a oportunidade de acessar sites de pesquisa, entretenimento e redes sociais. O acesso a conteúdo impróprio e o download de vídeos, como também jogos online, será limitado. A prefeitura pretende implantar também um call center para atendimento aos usuários que enfrentarem problemas de conectividade.
O evento contou também com a presença do prefeito de Mafra, Roberto Scholze, que veio conhecer o sistema. Após a apresentação de todo projeto, ele foi enfático ao afirmar que Rio do Sul realiza um grande avanço tecnológico. “Com a Rio do Sul Digital este município se torna referência estadual, e quem sabe, nacional, na aplicação de recursos tecnológicos na gestão pública administrativa e na educação pública”, frisou.
O prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, afirmou que estes investimentos têm retorno garantido para o município. “Não vamos garantir somente a conectividade, mas a dignidade para que o cidadão mais simples tenha possibilidade de estar incluído, e ter as mesmas condições de ampliar o seu mundo por meio da internet”, comemorou.
A internet social também será disponibilizada no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, Parque Integrar, além de todas as praças, parques e outros estabelecimentos públicos do município. O investimento em todo o complexo é de cerca de R$ 4,5 milhões, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão de Setores Sociais Básicos (PMAT), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que visa apoiar projetos de investimento da gestão pública municipal, voltados à modernização da administração tributária e à melhoria da qualidade do gasto público, buscando proporcionar aos municípios uma gestão eficiente, que gere aumento de receitas e redução do custo unitário dos serviços prestados à sociedade.