A situação fiscal e orçamentária da Furb voltou a ser pauta da Comissão Especial da Câmara de Blumenau na manhã desta terça-feira (27/05/25). Durante o encontro, foram analisados documentos enviados pela universidade, esclarecidas dúvidas dos vereadores e apresentadas sugestões de inclusão ao relatório final que está sendo elaborado. As principais discussões giraram em torno de remuneração de servidores, carga horária, serviços prestados ao Instituto da Furb e funcionamento dos programas de pós-graduação.
📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.
Entre os pontos levantados pelos parlamentares, estiveram questionamentos sobre a dificuldade de acesso aos documentos da universidade, que estariam protegidos por criptografia, restringindo o compartilhamento entre os envolvidos. A Furb se comprometeu a apurar o ocorrido e reforçou que os arquivos são públicos e devem estar disponíveis para consulta.
Outro tema que gerou debate foi o pagamento por serviços ocasionais prestados por professores da Furb em áreas como concursos públicos, consultorias e formação docente, além da estrutura dos programas de pós-graduação. A universidade explicou que, embora alguns cursos apresentem déficit financeiro, eles viabilizam o recebimento de recursos externos e cumprem funções institucionais importantes. Foi mencionado ainda que estudos estão em andamento para unificar programas e reduzir custos operacionais.
Como encaminhamento, a comissão decidiu solicitar formalmente informações aos pró-reitores de ensino e de pós-graduação. A intenção é entender melhor os critérios usados para ampliação ou redução de carga horária dos professores e verificar se há estudos voltados à redução de despesas com pessoal. Também foi levantada a questão de professores da Furb que atuam em hospitais e supostamente recebem por ambas as funções, o que, segundo a universidade, não é alvo de denúncia formal até o momento.
A reunião ocorreu na Sala das Comissões da Câmara e contou com a presença dos vereadores Diego Nasato (NOVO), presidente da comissão; Cristiane Loureiro (Podemos), relatora; Gilson de Souza (União Brasil), membro; e Flávio Linhares – Flavinho (PL), como convidado. Participaram ainda representantes da Furb, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sinsepes, do ISSBLU e do Observatório Social.
A próxima reunião foi marcada para o dia 5 de junho, às 11h, no mesmo local. Na ocasião, a comissão pretende deliberar sobre a formalização do relatório final que reúne os dados, esclarecimentos e encaminhamentos sobre a recuperação fiscal da universidade.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky