Festival Gastronômico de Indaial cresce 37% e premia prato com ostras

Evento atraiu mais público e destacou receitas com produtos catarinenses com Indicação Geográfica.

Foto: divulgação

O Festival Gastronômico & Cultural de Indaial registrou um salto expressivo em sua edição de 2025. Realizado entre os dias 23 e 25 de maio no Parque Municipal Jorge Hardt, o evento cresceu 37% em público e faturamento em comparação ao ano anterior, consolidando-se como uma das principais atrações culturais e econômicas da cidade.

Com entrada gratuita, o festival reuniu dez estabelecimentos locais em formato de alameda gastronômica, tendo como tema “Festim de Sabores Catarinenses”. O diferencial desta edição foi a exigência de que cada prato utilizasse ao menos um produto com Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina — estratégia que uniu sabor e valorização das tradições regionais.

📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.

Prato Ostras do Morro, desenvolvido pelo restaurante Morro da Pedreira

Prato com ostras vence primeiro concurso gastronômico

Pela primeira vez, o festival promoveu o Concurso de Melhor Prato, com avaliação de júri técnico e voto popular. O grande vencedor foi o restaurante Morro da Pedreira, com o prato “Ostras do Morro” — uma massa cavatelli artesanal com ostras salteadas no espumante, molho de nata e gremolata cítrica, finalizada com amêndoas crocantes e defumadas.

 

Nhoque Diamante, da Marmitaria Tempero Brasileiro

O segundo lugar ficou com a Marmitaria Tempero Brasileiro, que apresentou o “Nhoque Diamante”. O prato é composto com nhoque de batata-doce coberto com molho cremoso combinado ao Queijo Colonial Diamante de Major Gercino, muçarela e catupiry, finalizado com lascas de bacon crocantes.

 

Sanduíche Panuozzo Bracatinga, Fermentando Pizza Delivery

Já a terceira colocação ficou com o estabelecimento Fermentando Pizza Delivery, com o sanduíche “Panuozzo Bracatinga”. A proposta gastronômica foi feita usando um sanduíche artesanal de fermentação natural, crocante por fora e macio por dentro, com recheio de carne suína desfiada, cozida lentamente e com sabor realçado pelo Mel de Melato da Bracatinga, picles de cebola roxa, creme de mussarela de búfala e folhas crocantes. Para finalizar, barbecue artesanal de melato defumado.

 

Bolinho de Linguiça Blumenau, da Panificadora Mary Maria

No desafio de redes sociais, quem se destacou foi a Panificadora Mary Maria, com o “Bolinho de Linguiça Blumenau”, levando o título de equipe mais engajada. São seis unidades de bolinhos feitos com massa leve e cremosa à base de batata cozida, requeijão e Linguiça Blumenau. Acompanha maionese artesanal de chimichurri e vinagrete fresco.

Para Ivandro Binsfeld, presidente da Turind (Associação de Turismo de Indaial), os números refletem o acerto na proposta: “Superamos as expectativas. O público reconheceu o valor dos produtos catarinenses e da criatividade dos nossos empreendedores.” Já Tibério Malkowski, coordenador de Desenvolvimento Econômico, reforça que o resultado fortalece o turismo gastronômico e a economia local.

Próxima edição confirmada

Com práticas sustentáveis, espaço infantil, aulas-show e shows musicais, o evento também se destacou pela programação diversificada. A edição de 2026 já está confirmada no calendário municipal.

A realização foi da Prefeitura de Indaial, Turind e Sebrae/SC, com patrocínio de Mueller Eletrodomésticos, Segala’s Alimentos, Grupo Benke, Sicoob São Miguel, Colisor Marketing de Resultado, Germer Porcelanas, Gandrei Gráfica & Editora e FCF Instaladora. O festival segue a metodologia Cocriando Sabor & Saber, com apoio de entidades culturais, educacionais e empresariais da cidade.

 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Confira o vídeo que gravamos que registrou o lançamento do Festival Gastronômico de Indaial 2025.