Blumenau recebe 12º Congresso dos Empregados da Celesc com foco na defesa da empresa pública

Evento deve reunir mais de 200 trabalhadores para discutir estratégias de valorização, investimentos e o futuro da principal fornecedora de energia de Santa Catarina.

Sede da Celesc em Florianópolis | Foto: divulgação

Com o avanço do debate que visa reduzir o papel do Estado em setores estratégicos, o risco da privatização da Celesc preocupa trabalhadores e representantes do setor elétrico em Santa Catarina.

Para enfrentar esse cenário, mais de 200 participantes devem se reunir em Blumenau, entre os dias 29 e 31 de maio (2025), no 12º Congresso dos Empregados da estatal. O encontro busca construir estratégias para “garantir que a companhia siga pública, eficiente e comprometida com a população”.

📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.

A principal preocupação dos organizadores é que, assim como ocorre em outras áreas, a entrada da iniciativa privada possa priorizar o lucro em detrimento da qualidade do serviço e das condições de trabalho. Para o conselheiro Paulo Guilherme Horn, responsável pela organização do evento, a Celesc precisa manter seu caráter público, sendo valorizada como patrimônio dos catarinenses. “Empresas estatais cumprem um papel essencial. Quando privatizadas, os prejuízos costumam recair sobre a sociedade e os trabalhadores”, afirma.

Durante os três dias de programação, os participantes irão debater propostas ligadas à estrutura da empresa, gestão de pessoal, investimentos e condições de trabalho. Também será construída uma pauta de reivindicações a ser encaminhada aos sindicatos, abordando benefícios e políticas internas.

O congresso começa na quarta-feira (29) com uma análise da conjuntura do setor elétrico nacional, apresentada pela economista Clarice Ferraz, diretora do Instituto Ilumina. Na sexta (30), Paulo Horn fará um diagnóstico baseado nos 17 seminários regionais realizados entre outubro e novembro de 2024, que contaram com cerca de 500 trabalhadores.

Além disso, estão previstas falas da direção da Celesc sobre planos futuros da empresa, e de convidados como Haneron Marcos (representante dos empregados no Conselho da Casan) e representantes do Sindieletro de Minas Gerais, que compartilharão experiências sobre os desafios da gestão pública em empresas do setor elétrico. Grupos de trabalho serão formados para elaborar propostas institucionais e uma agenda de ação conjunta para as entidades.

O sábado (31) será dedicado à consolidação das resoluções e à elaboração de moções. Realizado desde 1997 a cada três anos, o congresso é considerado um dos principais espaços de escuta e participação dos empregados da Celesc, fortalecendo a gestão democrática dentro da empresa.

O evento é promovido por Paulo Guilherme Horn, com patrocínio da Celesc, da Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel), da Fundação Celesc de Seguridade Social (Celos), da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celesc (APCelesc) e da Credelesc.

12º Congresso dos Empregados da Celesc

  • Datas e horários:
    – Quinta (29): a partir das 18h
    – Sexta (30): a partir das 8h
    – Sábado (31): a partir das 8h30
  • Local: Quality Hotel |  Rua Hermann Huscher, 670, no bairro Vila Formosa, em Blumenau

▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky