Circuito cultural leva vivência sobre acessibilidade em artes à Furb, em Blumenau

Oficina do projeto “Diálogos Arte para Todos” acontece em 14 de maio, com palestra, roda de conversa e práticas voltadas a inclusão no teatro e na dança.

Foto: Gabriel Bazt

Blumenau será uma das paradas do circuito “Diálogos Arte para Todos”, iniciativa do Instituto IMPAR, de Joinville, que percorre as seis mesorregiões de Santa Catarina até o fim de junho. No dia 14 de maio (quarta-feira), a cidade recebe uma oficina gratuita voltada a estudantes de teatro e dança, às 19h30, na sala S-113, no Campus 1 da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

O projeto integra o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, que reúne mais de uma década de experiências com pessoas com deficiência, neurodivergentes e com transtornos mentais, unindo arte, saúde e acessibilidade cultural. Em Blumenau, a condução da atividade será de Iraci Seefeldt, jornalista e consultora em acessibilidade, e Robson Benta, ator, professor e diretor de teatro.

A programação inclui palestra, vivência artística e roda de conversa, permitindo que os participantes entrem em contato com a metodologia do Instituto IMPAR e compartilhem suas experiências. A oficina contará com recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição, especialmente em atividades com participação de pessoas cegas e surdas.

O coordenador do curso de Teatro da Furb, Roberto Murphy, destaca que a proposta está alinhada com os objetivos da formação acadêmica. “É fundamental que ações como essa ocorram no universo acadêmico porque é ali que conseguimos promover uma maior inclusão dos estudantes”, afirma, lembrando que o curso busca formar artistas, professores e pesquisadores.

Robson Benta, que esteve recentemente em Blumenau com um trabalho sobre Cruz e Sousa em parceria com a Cia Carona, reforça que a atividade amplia a rede de discussão sobre acessibilidade na arte: “É uma oportunidade de compartilhar experiências com os acadêmicos da Furb e reforçar o compromisso do IMPAR em tornar a arte acessível a todos.”

O circuito passará ainda, neste mês, por outras instituições catarinenses, como a Univali, em Itajaí, e o IFSC, em Palhoça. Ao todo, 12 universidades receberão a atividade.

O projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos” é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. Tem apoio da Secretaria de Saúde de Joinville, além de incentivo de empresas como Grupo Krona, Instituto Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.

Mais informações estão disponíveis no site www.impar.art.br, pelo e-mail impar@impar.art.br ou via WhatsApp, no número (47) 99672-0034.

Foto: Gabriel Bazt

 

 


Clube de Leitura em Blumenau transforma livraria em ponto de encontro para leitores