O Programa CNH Emprego na Pista está com inscrições abertas para 325 vagas destinadas a motofretistas nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Concórdia, Rio Negrinho e Videira. A iniciativa do Governo de Santa Catarina, coordenada pelo Detran/SC, busca ampliar a empregabilidade no Estado oferecendo Carteiras de Habilitação gratuitas nas categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta), além de mudanças ou adições de categoria.
Nesta etapa, o foco é a formação de motofretistas. Em parceria com o SEST/SENAT e a Espaço do Trânsito de Blumenau, os participantes terão acesso a cursos de qualificação, com a inclusão do Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH. A iniciativa beneficia tanto quem já atua no setor e precisa se regularizar quanto quem deseja ingressar na profissão. Para se inscrever, clique aqui.
Até o final de 2025, o programa prevê a abertura de mais de cinco mil vagas para formação de motofretistas em todo o Estado. As inscrições devem ser realizadas pelo link oficial, e a seleção dos candidatos será feita por sorteio ao término do prazo de inscrição.
“O Programa CNH Emprego na Pista tem uma característica ímpar, sem igual em nenhum outro estado do Brasil, porque ele visa não apenas atender a questão social, mas também fomentar a geração de emprego e renda através da CNH”, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa. Ele reforça que o programa é totalmente gratuito.
Este é o segundo de uma série de editais que serão lançados até 2026. Novas vagas serão abertas em municípios onde houver adesão de Centros de Formação de Condutores, médicos, psicólogos e parceiros como a ENA – Escola de Governo e o SEST SENAT.