O que antes era visto apenas como um momento cansativo de tratamento agora pode se tornar uma janela para o conhecimento. Pacientes em tratamento de hemodiálise na Associação Renal Vida, em Santa Catarina, estão tendo a chance de utilizar as horas das sessões para fazer cursos online gratuitos, graças a uma parceria com a escola de tecnologia ProWay.
A iniciativa oferece trilhas completas de aprendizado na modalidade EAD não apenas para os pacientes, mas também para seus familiares e colaboradores da instituição. Os conteúdos abordam temas como Comunicação, Liderança, Empreendedorismo, Marketing, Excel e até Inteligência Artificial Generativa, com certificação oficial da Microsoft, em parceria com a International Youth Foundation.
Segundo Fernanda Pretti, coordenadora de Educação Continuada da Renal Vida, a ideia surgiu ao perceber que os pacientes passam, em média, quatro horas por sessão, três vezes por semana. “Queríamos transformar esse tempo, que muitas vezes é cansativo, em uma oportunidade. Vimos que muitos pacientes têm interesse em tecnologia e desejam aprender”, explica. “Encontramos na ProWay uma aliada que acredita, como nós, na educação como ferramenta de transformação social.”
A proposta também fortalece o vínculo entre a instituição e os pacientes, indo além do atendimento clínico. “O paciente renal não está conectado conosco apenas por uma máquina. Nós buscamos ofertar conexão humana e compartilhar energia positiva”, reforça a equipe da Renal Vida.
Para a ProWay, a parceria reafirma o compromisso com o impacto social por meio da educação. “Ficamos muito felizes em levar conhecimento e capacitação para quem realmente precisa. É um privilégio unir nossa expertise em tecnologia a uma causa tão nobre e inspiradora como a da Renal Vida”, afirma Jonathan Kracik Castanho, Diretor de Projetos e Tecnologia da instituição.
Com 96% dos atendimentos realizados via SUS, a Renal Vida atua com recursos limitados. Por isso, iniciativas como essa evidenciam o poder da colaboração entre diferentes setores da sociedade. “Seguimos juntos, fazendo a diferença”, finaliza Fernanda.
