A Polícia Militar foi acionada às 15h40 desta quarta-feira (2/04/25) para atender uma ocorrência de moeda falsa no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. A guarnição foi chamada via Copom e encontrou uma mulher de 29 anos em frente à agência da Caixa Econômica Federal, onde relatou ter recebido uma nota falsa durante um saque feito no local.
Segundo a mulher, no dia 28 de março, por volta das 18h40, ela retirou R$ 750 na agência. Entre as cédulas recebidas, estavam notas de R$ 200, das quais parte foi utilizada nos dias seguintes. No entanto, ao tentar usar o restante do dinheiro nesta quarta-feira, foi informada de que uma delas era falsa.
A cliente retornou à agência em busca de explicações, mas foi informada pela gerência que, por ter passado um intervalo de cinco dias desde o saque, não seria possível confirmar que a cédula falsificada foi entregue naquela transação. Por esse motivo, o banco não faria o ressarcimento imediato.
A guarnição conversou com o gerente da agência, que confirmou o saque no valor informado e a data da transação, conforme registros do sistema. Ele orientou a cliente a entregar a nota para envio ao Banco Central, onde passaria por análise. A mulher, no entanto, preferiu não deixar a cédula naquele momento.
Após nova conversa com a guarnição, a cliente foi informada de que poderia retornar à agência no dia seguinte para entregar a nota e dar início ao processo de avaliação. Caso o Banco Central confirme a falsificação e a origem da nota, há possibilidade de reembolso. A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência para formalizar a situação.