Metropolitano avança para SAF e planeja reestruturação financeira

Clube blumenauense avalia dois modelos para Sociedade Anônima do Futebol e pretende iniciar 2025 com nova gestão.

Foto: Metropolitano/ divulgação

O Clube Atlético Metropolitano divulgou no final da manhã desta sexta-feira (21/02/25), o início do processo para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A decisão foi discutida em um encontro que reuniu a diretoria executiva, o Conselho Deliberativo e acionistas da Metropolitano Investimentos e Participações S/A (MIP).

Duas alternativas estão sendo analisadas para a transição. A primeira prevê que a MIP assuma o controle acionário da SAF, garantindo que os 181 acionistas atuais tenham participação no capital social e possam recuperar seus investimentos, com possibilidade de valorização. A segunda opção considera a criação de uma SAF com o próprio Metropolitano como único acionista.

Na apresentação, o presidente do clube, Ronei Schultze, detalhou a situação financeira atual e projeções para o futuro sob o modelo SAF. Ele também informou que, paralelamente à estruturação da nova entidade, será protocolado um pedido de Regime Centralizado de Execuções ou de Recuperação Judicial. Dessa forma, a SAF nasceria sem pendências financeiras, operando com um CNPJ “limpo”.

Para conduzir o processo, o Conselho Deliberativo ficará responsável por nomear representantes que acompanharão a transição e por promover ajustes estatutários. Já os acionistas da MIP deverão convocar uma Assembleia no início de março para a eleição de um novo Conselho de Administração. Enquanto isso, a diretoria do clube buscará esclarecer todas as questões jurídicas envolvidas, garantindo transparência aos investidores.

— A MIP é composta por pessoas ligadas ao Metrô e que podem contribuir muito com o clube. Permitir que ela assuma a gestão da SAF seria uma forma de preservar a identidade blumenauense do Metropolitano e de honrar o propósito da sua criação. O Metropolitano SAF, aliado à MIP, representa uma nova era para o clube, preparando o terreno para uma transformação em 2025 — afirmou Ronei.

Com os próximos passos já definidos, a diretoria segue focada na formatação do planejamento estratégico da SAF, mirando uma nova fase na história do futebol blumenauense.