A turbidez da água captada do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, aumentou drasticamente na madrugada desta terça-feira (18), atingindo 1.800 NTUs — um valor muito acima da média, que normalmente fica abaixo de 100.
Esse aumento de 1.700% acima do normal na quantidade de partículas suspensas na água foi provocado pelas chuvas intensas que atingem o Vale do Itajaí nos últimos dias, o que tem impactado diretamente o abastecimento da cidade.
Com a alta turbidez, a Estação de Tratamento de Água (ETA 2) precisa realizar paradas frequentes para limpeza, reduzindo a quantidade de água tratada e disponível para distribuição. Além disso, os temporais também causaram danos às galerias de drenagem, resultando no rompimento da rede de abastecimento e interrupções no fornecimento em diferentes regiões.
Outro fator que agrava a situação é o aumento do consumo, tanto pelo calor intenso quanto pela necessidade de limpeza dos locais afetados pelas chuvas. Para minimizar os impactos, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) tem utilizado caminhões-pipa para abastecer reservatórios menores e garantir o fornecimento em áreas mais vulneráveis.
Diante desse cenário e da previsão de mais chuvas fortes, o Samae pede que a população utilize a água de forma consciente, evitando desperdícios. Quem enfrentar problemas no abastecimento pode entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento: telefone 115 – opção 2 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou pelo WhatsApp dos setores de manutenção, nos números (47) 99997-1621 e 99691-0305.