Ópera em formato compacto chega a Blumenau com espetáculo no Teatro Carlos Gomes

O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, levando óperas de qualidade a diferentes regiões do estado.

Foto: Pedro Malamam

Blumenau recebe no próximo domingo (23/02/25) o projeto “Curta! Ópera Curta”, que traz ao palco do Teatro Carlos Gomes duas óperas /de curta duração: “O Telefone”, de Gian Carlo Menotti, e “O Segredo de Susanna”, de Ermanno Wolf-Ferrari. A apresentação ocorre às 20h e conta com a participação da Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca.

O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, levando óperas de qualidade a diferentes regiões do estado. Além de aproximar o público da arte lírica, a iniciativa contribui para o desenvolvimento cultural e econômico local, promovendo a inclusão social por meio da ampliação do acesso às artes.

Antes de chegar a Blumenau, “Curta! Ópera Curta” passou por Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Criciúma e Florianópolis. Além das apresentações em teatros, o projeto inclui sessões gratuitas em escolas públicas, buscando formar novas plateias e despertar o interesse dos estudantes pela ópera.

Foto: Pedro Malamam

A soprano Carla Domingues, proponente do projeto, assina a direção artística e integra o elenco do espetáculo. A coordenação geral fica a cargo de Maria Elita Pereira, enquanto Anne Santilli responde pela produção. O elenco conta ainda com o barítono argentino Leonardo Estévez, o tenor Flávio Leite – que também assume a direção cênica e a concepção dos cenários –, o ator Pablo Assi e o pianista Vitor Philomeno. O figurino é assinado por José Alfredo Beirão.

O espetáculo é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina, com patrocínio do FORT Atacadista.

Conheça o elenco:

  • Carla Domingues – Soprano e Diretora Artística: Doutora em Música, já se apresentou como solista no Brasil, Uruguai, Chile e Itália. Atualmente, é professora de canto na Camerata Florianópolis e coordenadora do grupo Prática de Ópera.
  • Leonardo Estévez – Barítono: Formado pelo Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, tem uma carreira consolidada nos principais teatros da Argentina e do exterior.
  • Flávio Leite – Diretor Cênico: Com 24 anos de carreira como tenor solista, já interpretou 63 personagens de ópera em oito idiomas e dirige montagens desde 2021.
  • Pablo Assi – Ator e Produtor Cultural: Graduado em Teatro pela UDESC, trabalha na produção cultural e atua como assistente de produção na Orquestra Filarmônica Camerata Florianópolis.
  • Vitor Philomeno – Preparador Vocal e Gerente Artístico: Pianista correpetidor e referência em gerenciamento artístico na América Latina, já colaborou com diversos artistas renomados.

Espetáculo “Curta! Ópera Curta”, com a presença da Camerata Florianópolis
Data e horário: dia 23 de fevereiro, às 20h
Local Teatro Carlos Gomes (Blumenau)
Ingressos: Blueticket

Fotos: Pedro Malamam