Boletos passam a aceitar pagamento via Pix a partir desta segunda-feira (3/02)

Nova funcionalidade promete compensação instantânea, enquanto boleto dinâmico deve trazer mais segurança nas negociações de títulos.

Foto: Bruno Peres [Agência Brasil]

A forma de pagar boletos bancários está mudando. A partir desta segunda-feira (3/02/25), além do tradicional código de barras, será possível quitar boletos diretamente pelo Pix, tornando a compensação mais rápida. A novidade faz parte de uma resolução do Banco Central (BC) aprovada em dezembro, que busca modernizar o sistema de pagamentos no país.

Com a atualização, os boletos poderão trazer um QR Code específico para pagamento via Pix. Basta escanear o código com o celular e finalizar a transação na hora, sem precisar esperar dias pela compensação, como acontece com muitos boletos atuais.

Boleto dinâmico: mais segurança na negociação de títulos

Outra mudança importante é a criação do boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade do documento quando a dívida for comercializada e mudar de credor. Essa funcionalidade ainda não entra em vigor imediatamente, pois depende de uma instrução normativa do Banco Central para regulamentação.

A expectativa é que o boleto dinâmico traga mais segurança em pagamentos vinculados a títulos financeiros, como as duplicatas escriturais, previstas na Lei nº 13.775/2018. Como esses documentos podem ser negociados entre empresas e instituições financeiras, garantir que o pagamento seja direcionado ao verdadeiro credor é essencial.

Para isso, o boleto dinâmico será emitido digitalmente e vinculado ao título correspondente em sistemas autorizados pelo Banco Central. Assim, tanto o devedor quanto o financiador terão mais garantias de que os valores pagos serão corretamente destinados.

Benefícios para pequenas e médias empresas

O Banco Central considera a modernização dos boletos um avanço significativo para a economia, especialmente para pequenas e médias empresas que dependem desse tipo de operação financeira.

Com a adoção do boleto dinâmico, o processo de pagamento ficará mais seguro e prático. O devedor poderá utilizar o mesmo boleto físico ou eletrônico que recebeu para quitar a dívida diretamente ao legítimo credor. Já quem compra esses títulos como investimento não precisará trocar documentos ou lidar com burocracias para garantir o recebimento do pagamento.

Apesar da implementação imediata do Pix nos boletos, o boleto dinâmico deve levar um pouco mais de tempo. Ele será adotado em até seis meses após a aprovação do primeiro sistema digital que dará suporte à nova modalidade.


 

 


Mesa diretora da Câmara de Vereadores propõe nova sede onde já funcionou um colégio em Blumenau