Texto: Andressa da Silva Peixer
Muitos dos 600 profissionais estão ligados ao evento há muito tempo e afirmam que o amor pelas tradições e pela satisfação do turista que visita a cidade mais alemã do país é o principal motivador para seguir trabalhando.
Para garantir a organização, a limpeza e o atendimento, mais de 600 pessoas trabalham durante a 32ª Festa Pomerana. Muitos deles, começam a sua jornada no Complexo de Esportes e Lazer Francisco Canola Teixeira muito antes da abertura do evento aos turistas e seguem até depois do dia 25 de janeiro, quando a festa termina.
Esse é o caso de Vendelino Konell (62 anos) que atua como organizador das bandas há 15 anos, mas já está envolvido nos trabalhos da festa há 25 edições. Três meses antes do início da festa, Konell começa a fazer os contatos com os grupos e define a programação musical. “Eu me sinto bem fazendo isso, porque é o que eu sei fazer. O que me deixa feliz é que os resultados das pesquisas dos últimos anos mostram que o público aprova a programação. Todo esse trabalho é feito pensando na diversão e satisfação dos pomerodenses e visitantes”, afirma.
Aos 53 anos, Luiz Carlos Xavier, conhecido como Lula, também se destaca entre os profissionais que trabalham no evento. Ele é responsável pela animação de palco das competições de Serrador, Lenhador, É Tudo Linguiça! e Chope em Metro há 27 anos. Antes disso, trabalhou um ano como segurança na festa. Em 2015, completa 28 anos de dedicação ao evento. “Faço esse trabalho porque gosto. É muito gratificante chegar aqui e reencontrar amigos e conhecidos depois das férias. E a Festa Pomerana é isso: um reencontro, a certeza que um novo ano está começando”, destaca.
Assegurar que toda a parte hidráulica e elétrica do evento estejam em perfeito funcionamento para atender aos turistas é responsabilidade de Reno Vogtlaender. Aos 69 anos, ele começa as instalações duas semanas antes do evento. Eletricista desde 1972, organiza o setor da festa há 25 anos. “Eu gosto muito de trabalhar na Festa Pomerana. Já estou aposentado, mas faço esse trabalho por amor”, afirma.
Horários de sexta-feira (23):
- 18h: Abertura dos portões
- 19h: Desfile típico da Rua Quinze de Novembro até o Parque de Eventos
- 21h30min: Competições de Serrador e Lenhador
- 22h: Banda Champagne, no Pavilhão Principal
- 23h30min: Competição de É tudo Linguiça!
- 0h30min: Competição de Chope em Metro
- 1h: Society Band Show, no Pavilhão Principal