Prefeito de Blumenau pretende implementar programa de trabalho para presos em regime semiaberto

A proposta foi discutida nesta segunda-feira (20/01) em uma reunião com o superintendente regional da Polícia Penal do Médio Vale do Itajaí e o diretor da Penitenciária Industrial do município.

Foto: divulgação

O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, pretende que presos em regime semiaberto realizem serviços urbanos no município. A ideia foi tema de uma reunião na manhã desta segunda-feira (20/01/25) com o superintendente regional da Polícia Penal do Médio Vale do Itajaí, Ricardo da Silva Morlo, e o diretor da Penitenciária Industrial de Blumenau, Luciano Cardoso.

Segundo a proposta discutida, o objetivo é desenvolver, em parceria com o Estado, uma iniciativa que vise não apenas à reinserção social, mas também beneficie diretamente a comunidade. Os detentos fariam isso durante o período em que estiverem em liberdade.

“O município de Blumenau vai fazer um convênio com o Estado, através da penitenciária, para que os presos que estejam no regime semiaberto possam, ao deixar o sistema penitenciário, ir para as ruas trabalhar. Eles também poderão cumprir expediente ou, pelo menos, realizar ações determinadas em benefício da população”, disse no vídeo Ferrari.

Como exemplo desses serviços, ele citou desde roçada de mato até quebrar pedras. “Ao invés de ficarem pensando em outras coisas”, ressaltou o prefeito em relação aos detentos beneficiados.

O programa ainda está na fase final dos ajustes jurídicos e, se tudo der certo, deve ser anunciado oficialmente em breve. Ferrari fez questão de ressaltar que a proposta é fruto da colaboração das três autoridades que participaram da reunião.