As fortes chuvas que atingem a região litorânea têm causado diversos problemas para moradores, veranistas e turistas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina informou às 9h25 desta quinta-feira (16/01/25) que alagamentos bloquearam trechos da BR-101/SC, em Balneário Camboriú (SC).
Por volta do mesmo horário, a Defesa Civil do Estado informou pelas redes sociais que choveu 105,3 mm nas últimas 12 horas no município. Em Camboriú, 135,2 mm; e Itajaí, 137,1 mm, que ficam ao lado, o acumulado neste período foi ainda maior.
Um dos pontos afetados foi o quilômetro 141, na entrada do túnel do Morro do Boi, que chegou a ficar interditado no sentido norte. Porém, por volta das 10h10, a PRF informou que o trecho já havia sido liberado, embora tenha deixado uma fila de aproximadamente 12 quilômetros.
Já no quilômetro 138, sentido sul, a rodovia permanecia bloqueada pelos alagamentos. A situação exige máxima atenção no município litorâneo, que faz parte do Vale do Itajaí.
Um vídeo gravado na marginal da BR-101, próximo à saída 131, mostra um automóvel parcialmente submerso. Logo à frente, há um ônibus que também ficou tomado pelas águas.
Segundo a prefeitura de Balneário Camboriú, as fortes chuvas continuam causando alagamentos em diversas vias da cidade. A guarda de trânsito tem prestado apoio, enquanto outros pontos críticos estão sendo monitorados e sinalizados pelas equipes.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta às 10h19 informando que a condição de chuva persistente, com intensidade forte e isolada, continua na região. Há risco de alagamentos e enxurradas nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Canelinha, Itapema, Porto Belo e Tijucas.