O Porto de Imbituba viveu um dia histórico neste domingo (12/01/25) com a chegada do MSC VILDA X, o maior navio já recebido no local. Com impressionantes 346,98 metros de comprimento — tamanho equivalente a três campos de futebol — e 42,8 metros de largura, o porta-contêiner atracou no Cais 2 ainda na madrugada, sob o comando de dois práticos e com o apoio de três rebocadores.
A embarcação, registrada sob bandeira liberiana, tem capacidade para transportar cerca de 9.600 contêineres de 20 pés (TEU) e integra a linha internacional Carioca, que conecta a América do Sul à Ásia. Nesta passagem por Santa Catarina, o MSC VILDA X movimentou cargas como madeira e celulose destinadas à exportação. A operação ficou a cargo da Santos Brasil, arrendatária do terminal de contêineres, com suporte da agência marítima Wilson Sons.
Uma cena para lembrar
O gigante não passou despercebido. Alguns moradores e turistas não perderam a oportunidade para registrar a presença da embarcação. “A passagem do MSC VILDA X é um marco para a logística no sul catarinense e mostra que, com estrutura e investimentos, o Porto de Imbituba pode receber os maiores navios do mundo”, destacou Ivan Amaral, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina.
Preparados para o futuro
A localização estratégica do Porto de Imbituba — em uma enseada de mar aberto, com águas profundas e abrigadas — é um diferencial que o posiciona como destino ideal para grandes embarcações. Cássia Reis, gerente de Operações Portuárias, ressaltou que tudo ocorreu dentro dos prazos previstos, desde a atracação até a desatracação. “Esse evento reforça o protagonismo de Santa Catarina na logística marítima, trazendo mais oportunidades de emprego e renda para o estado”, pontuou.
Crescimento no transporte de contêineres
O ano de 2024 foi marcante para o Porto de Imbituba. O volume de contêineres movimentados teve um salto de 51,5% em toneladas comparado a 2023. Em termos de unidades de 20 pés (TEU), o crescimento chegou a 70%. Atualmente, o porto opera quatro linhas regulares: a cabotagem (ALCT2) e três internacionais — Brasex (Brasil-América do Norte), Atlas (Brasil-Argentina) e Carioca (Brasil-Ásia).
“A logística catarinense está em constante evolução e o Porto de Imbituba é um dos grandes motores desse crescimento”, afirmou o governador Jorginho Mello, destacando a importância de estruturas como essa para o desenvolvimento da região. Com investimentos e ampliações, o porto segue como referência nacional no modal marítimo.