Pelagem branca como a neve, olhos claros e um charme que já conquistou a equipe do Zoobotânico de Brusque. Essas são as características de Flok, o nome dado ao morador do parque que chegou nesta sexta-feira (13/12/24) e promete encantar os visitantes. Albino, o Veado-mateiro-pequeno chama atenção não só pela aparência única, mas também pela raridade dessa condição genética, que ocorre devido à ausência de melanina.
Para recebê-lo, o Zoobotânico adaptou um espaço especial, onde Flok vai viver ao lado de Athena, uma veado fêmea da mesma espécie, e dois Veados-catingueiros criados nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Florianópolis. Todo o ambiente foi preparado para garantir conforto e bem-estar aos novos moradores.
A condição de Flok é resultado da fragmentação das populações de animais silvestres e do acasalamento entre indivíduos geneticamente próximos. Esse desvio genético deixa-o muito vulnerável, impossibilitando sua reintrodução na natureza.
Os visitantes poderão conhecer Flok e seus companheiros de recinto neste sábado, às 15h deste sábado (14) no espaço localizado na Praça da Bandeira, ao lado da Prefeitura de Brusque. O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h30, e os ingressos custam R$ 10 para adultos e R$ 5 para estudantes, professores e crianças de até 15 anos. Crianças menores de 5 anos, guias turísticos acompanhando grupos grandes e motoristas de excursão têm entrada gratuita.