Banana de Luiz Alves recebe Indicação Geográfica e fortalece a valorização dos produtos locais

Certificação reconhece o trabalho de 400 produtores e reforça Santa Catarina como referência nacional.

Foto: divulgação

Cerca de 400 produtores de Luiz Alves, município catarinense, tiveram seu trabalho reconhecido com a concessão da Indicação Geográfica (IG) para a Banana de Luiz Alves (SC), na categoria de Indicação de Procedência (IP).

O cultivo da fruta no município começou na década de 1970, como resposta a uma crise econômica que impulsionou os agricultores a diversificarem suas atividades. Hoje, a bananicultura ocupa mais de quatro mil hectares e é a base econômica de muitas famílias do município.

O registro, oficializado nesta terça-feira (10/12/24) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), destaca a qualidade e a singularidade da produção local, elevando para dez o número de IGs no estado e 135 no Brasil.

Essa certificação é fruto de uma articulação entre o Sebrae/SC, a prefeitura e a Associação de Produtores de Banana de Luiz Alves, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR). “A IG comprova o compromisso com história, tecnologia e confiabilidade, abrindo novas possibilidades para mercados exigentes”, afirmou Paulo Arruda, secretário em exercício da pasta.

O anúncio ocorreu no mesmo dia do lançamento do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas, promovido pelo Sebrae/SC. O evento reuniu representantes das dez IGs do estado, incluindo produtores de Luiz Alves, com o objetivo de integrar e valorizar os produtos locais. De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, a certificação vai além da qualidade: “Ela representa o patrimônio cultural e a identidade de um território, além de ser um vetor de desenvolvimento sustentável.”

A criação do Fórum marca um novo passo na valorização das IGs como ferramentas estratégicas para impulsionar a economia e preservar a cultura regional. A Banana de Luiz Alves, agora certificada, exemplifica como produtos do cotidiano podem carregar uma rica história e um diferencial competitivo que merece destaque.