Morre Hellmuth Danker, aos 97 anos, líder comunitário da Vila Itoupava, em Blumenau

Ele foi internado no Hospital Misericórdia no domingo (8/12) e faleceu nesta terça-feira (10), na mesma instituição que presidiu por quase seis décadas.

Foto: divulgada pela Prefeitura de Blumenau

A Vila Itoupava, distrito mais alemão de Blumenau, está de luto pelo falecimento de Hellmuth Danker, ocorrido nesta terça-feira (10/12/24). Aos 97 anos, ele encerra uma trajetória marcada por décadas de dedicação à comunidade e ao desenvolvimento do distrito. O prefeito Mário Hildebrandt decretou luto oficial de três dias em sua homenagem.

Danker ocupou o cargo de intendente da Vila Itoupava em duas ocasiões, 1966 e 1989, períodos em que foi responsável por importantes decisões para a estrutura municipal da região. Desde 1975, liderava como presidente o Hospital Misericórdia, localizado no centro do bairro, onde se empenhou em garantir melhorias nos atendimentos à população. Foi nessa mesma instituição que ele passou seus últimos dias, estando internado desde o último domingo.

Além de sua atuação na gestão pública e na saúde, Hellmuth trabalhou por 20 anos na Haco, empresa símbolo da economia local. Até os dias atuais, residia na propriedade construída e mantida pela família na Vila Itoupava, um local que representa suas raízes e o carinho pela região.

O prefeito Mário Hildebrandt destacou a importância de Danker para a cidade: “Tive o prazer de conhecer e conviver um pouco com seu Hellmuth e sei do carinho que ele tinha com a Vila Itoupava e que a Vila Itoupava tem com ele. Deixa um grande legado não só para o distrito, mas para toda a cidade. Peço que Deus conforte a família e os amigos nesse momento tão difícil.”

Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas.