Operação Pickpocket prende quatro suspeitos de furtos em ônibus de Blumenau

Segundo a Polícia Civil, o grupo agia em horários de pico para furtar dinheiro e pertences de passageiros, principalmente idosos e pessoas vulneráveis.

Imagem ilustrativa

Quatro pessoas foram presas nesta quarta-feira (4/12/24) durante a operação Pickpocket, realizada pela Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) de Blumenau, em parceria com o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil do Paraná. As prisões ocorreram nas cidades de Piraquara, Pinhais e São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Outros dois integrantes do grupo, que já estavam detidos, foram informados dos novos mandados de prisão preventiva.

A operação, deflagrada pela DRR às 7h, visou desarticular uma associação criminosa interestadual especializada em furtos, na modalidade punguista, em transportes públicos. O grupo, que agia misturando-se à população em horários de pico, aproveitava momentos de distração para subtrair dinheiro e pertences de passageiros, principalmente idosos e pessoas vulneráveis. Cartões bancários furtados também eram utilizados para saques e compras.

Parte dos criminosos havia sido presa em março deste ano. No entanto, investigações posteriores comprovaram o envolvimento do grupo em, ao menos, 26 casos registrados entre fevereiro e março, totalizando prejuízos de mais de R$ 45 mil para as vítimas.

Com a decretação das prisões preventivas, a equipe de Blumenau se deslocou até o Paraná para realizar as novas capturas. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Ministério Público, que agora analisa a denúncia.