Ministério da Saúde antecipa entrega de insulina para reforçar abastecimento no SUS

Acordo com fabricante garante 93% das entregas previstas até o final de dezembro de 2024.

Foto: Marcello Casal [Agência Brasil]

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (26/11/24) um acordo com a Novo Nordisk para antecipar a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim de dezembro. A medida, definida em reunião entre a ministra Nísia Trindade e a gerente geral da empresa no Brasil, Isabella Wanderley, busca assegurar o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a continuidade do tratamento de pacientes atendidos pela rede pública.

Com a antecipação, 93% do volume contratado para 2024 será entregue até o final do ano, superando a previsão inicial de 50%. A produção da insulina ocorre em Montes Claros (MG), na maior fábrica de insulina do Brasil e da América Latina, com cerca de 2.000 funcionários. Segundo o Ministério da Saúde, a planta é responsável por 15% de todo o fornecimento mundial do insumo.

Até outubro de 2024, o SUS distribuiu 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas), atendendo à demanda de estados e municípios. O Ministério da Saúde informou que mantém aquisições regulares para garantir o abastecimento ininterrupto, mesmo diante de um cenário global de restrição na oferta do medicamento.

Orientação aos pacientes

Pessoas com indicação de uso de insulina que encontrarem dificuldades para acessar o medicamento em farmácias privadas, incluindo pelo programa Farmácia Popular, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o insumo.