Dominar mais de uma língua é uma habilidade essencial nos dias de hoje, especialmente em um mundo cada vez mais conectado. Na América, o espanhol, falado em grande parte dos países do continente, surge como um diferencial importante.
Some-se a isso o inglês, amplamente reconhecido como língua global. É nesse contexto que as escolas desempenham um papel fundamental, preparando os jovens para um futuro cheio de oportunidades.
Em Blumenau, a rede municipal de ensino avança nesse sentido. O prefeito Mário Hildebrandt anunciou que, a partir de 2025, a cidade terá sua primeira escola pública bilíngue em espanhol. A EBM Lauro Müller, localizada na Rua Heinrich Hemmer, 2.876, no bairro Badenfurt, será a pioneira dessa nova etapa.
“A Educação Bilíngue foi um sonho que conseguimos tirar do papel e isso me deixa muito orgulhoso. A educação transforma a sociedade e construir oportunidades para nossas crianças e jovens é uma das nossas missões enquanto gestão pública. Com a segunda língua, muitos têm a oportunidade de morar e trabalhar em outros países ou até mesmo prestar serviços aqui de Blumenau para empresas internacionais”, afirmou o prefeito.
Além do espanhol, outras seis escolas municipais serão incluídas no programa bilíngue no próximo ano, elevando para 27 o total de instituições da rede com essa abordagem. Isso representa quase 60% das escolas municipais.
Entre as novidades está a EM Carlos Manske, que será a primeira escola da cidade a oferecer ensino bilíngue em polonês. Localizada no Distrito da Vila Itoupava, a iniciativa valoriza a cultura da região, onde segundo a prefeitura, a língua polonesa também tem forte presença.
Três outras escolas passarão a oferecer ensino bilíngue em alemão: EBM Lore Sita Bollmann e EIM Dr. Blumenau, ambas na Itoupava Central, e EIM Willy Müller, na Vila Itoupava. Já a EBM Machado de Assis, na Itoupava Seca, adotará o inglês, enquanto a EBM Profª Zulma Souza da Silva, na Velha Central, integrará Libras ao currículo.
O secretário de Educação, Alexandre Matias, destacou os avanços: “A Educação Bilíngue tem apresentado resultados muito positivos, impactando diretamente nos índices e transformando a educação em Blumenau. Começamos o projeto em 2019, com apenas duas escolas, e hoje estamos com quase 60% das escolas com ensino bilíngue. São investimentos como estes que mudam a vida das nossas crianças, trazendo mais oportunidades para o futuro profissional delas”.
Processo seletivo para professores
Para viabilizar o ensino bilíngue em espanhol, a Prefeitura abriu inscrições no Processo Seletivo 002/2024, destinado a professores licenciados ou em formação no ensino de espanhol. As inscrições seguem até 28 de novembro pelo site concursos.furb.br.
As vagas oferecem carga horária de 10h a 40h e são voltadas para quem cursa a partir do 6º semestre de licenciatura plena em Letras com habilitação em Espanhol. Também podem se candidatar quem já tem graduação em Letras ou Magistério e um curso de Espanhol.
A prova será realizada em 15 de dezembro, no mesmo dia do processo seletivo de professores para a Pró-família.
Confira as novas escolas bilíngues em 2025:
- EBM Lauro Müller (espanhol);
- EM Carlos Manske (polonês);
- EBM Lore Sita Bollmann (alemão);
- EIM Willy Müller (alemão);
- EIM Dr. Blumenau (alemão);
- EBM Machado de Assis (inglês);
- EBM Profª Zulma Souza da Silva (libras).
Escolas bilíngues já existentes:
Inglês
- EBM Profº Fernando Ostermann
- EBM Bilíngue Annemarie Techentin,
- EBM Bilíngue Profª Helena M. N. Winckler
- EBM Bilíngue Profª Hella Altenburg
- EBM Bilíngue Pastor Faulhaber
- EBM Bilíngue Patrícia Helena F. Pegorim
- EBM Bilíngue Profª Norma D. Huber
- EBM Bilíngue Tiradentes e Júlia Strzalkowska
- EBM Bilíngue Profº João Joaquim Fronza
- EBM Bilíngue Profº Rodolfo Hollenweger
- EBM Bilíngue Profª Alice Thiele
- EBM Bilíngue Olga Rutzen
- EBM Bilíngue Profª Nemésia Margarida
- EM Bilíngue Alwino Dorow
Alemão
- EM Bilíngue Erich Klabunde
- EIM Bilíngue Alves Ramos
- EBM Bilíngue Duque de Caxias
- EBM Bilíngue Gustavo Richard
- EBM Bilíngue Quintino Bocaiúva
Libras
- EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun