O pátio do 23º Batalhão de Infantaria Jacintho Machado de Bittencourt, em Blumenau, foi palco do encerramento do Projeto Pátria na Cidade 2024. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (21/11/24) com a presença de aproximadamente 180 alunos das escolas básicas municipais General Lúcio Esteves e Quintino Bocaiúva, além do Colégio Adventista de Blumenau.
Os convidados foram recepcionados pelo comandante do 23º BI, tenente-coronel Antônio Fernando Adorno Cossa, entre os quais estavam o prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, além do secretário municipal de Educação, Alexandre Matias. A Marlise Cardoso Jensen, do portal de notícias OBlumenauense, registrou fotos e vídeos do evento.
A cerimônia encerrou mais um ano de atividades do projeto, que estimulam o sentimento cívico e a cidadania. Mesmo sob chuva, que levou autoridades e convidados a se abrigarem em tendas montadas no local, a solenidade seguiu com o hasteamento da Bandeira Nacional, execução do Hino Nacional, desfile da tropa do 23º BI e de veículos militares.
Cinco anos de impacto social
Em seus cinco anos de existência, o Projeto Pátria na Cidade já envolveu aproximadamente 18 mil crianças e adolescentes, promovendo a integração entre o 23º BI, a Prefeitura Municipal e a comunidade. O projeto tem como pilares o estímulo ao sentimento patriótico e a valorização de atividades culturais e educacionais, como a produção de textos sobre temas cívicos.
Em 2024, o projeto realizou nove cerimônias de hasteamento da Bandeira Nacional em diferentes escolas, oferecendo momentos de reflexão aos estudantes sobre a história e os valores do Brasil.
Sobre o Dia da Bandeira
O encerramento do projeto ocorre próximo ao Dia da Bandeira, celebrado em 19 de novembro, marcando a data em que o símbolo nacional foi hasteado pela primeira vez em 1889, após a Proclamação da República.
Apesar do clima chuvoso, o evento reforçou a importância de iniciativas que promovem o civismo e a educação, deixando um legado de integração e conscientização para os jovens de Blumenau.