A Prefeitura de Blumenau apresentou na última terça-feira (19/11/24), um novo sistema que promete transformar a experiência de empreendedores na cidade. Com a integração entre o programa Simplifica SC, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), e os sistemas municipais, os processos para consulta de viabilidade e cadastro municipal de empresas foram automatizados, reduzindo significativamente o tempo para regularização e abertura de negócios.
O evento, realizado no Centro de Inovação, contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdecir Mengarda. A parceria, viabilizada pelo programa Cidade Empreendedora do Sebrae, tem como foco principal a desburocratização e o estímulo ao empreendedorismo.
A integração permite que etapas antes burocráticas, como análise de viabilidade, alterações e baixa de empresas, sejam feitas automaticamente em um único portal. Isso elimina a necessidade de deslocamentos e reduz o tempo de espera de dias para minutos. O sistema também atende à Lei de Liberdade Econômica, aplicando a dispensa de alvarás para empresas de baixo risco, tornando Blumenau ainda mais atrativa para novos negócios.
O Sescon Blumenau participou do encontro, onde o funcionamento do novo sistema foi apresentado detalhadamente aos contadores. A expectativa é de que a automatização não apenas facilite a vida de quem deseja empreender, mas também fortaleça a economia local ao atrair investidores pela eficiência e simplicidade no processo.
Infectologista fala sobre Sars-Cov-3, viroses de praia, importância da vacinação e outros temas