Cantor lírico premiado com Grammy teve passagem marcante em Blumenau

Documentário com a biografia de Aldo Baldin será exibido gratuitamente no próximo domingo (24/11) no Teatro Carlos Gomes.

Se o nome Aldo Baldin ainda não soa familiar, está na hora de mudar isso. Nascido na pequena comunidade de Belvedere (atual Treviso), em Urussanga, município no Sul de SC.  Aldo teve origem humilde e se consagrou nas mais renomadas casas de ópera do mundo, gravando mais de 100 discos e até levando um Grammy para casa. Um talento gigante que o público blumenauense vai poder conhecer melhor no próximo domingo (24/11/24).

Às 19h, o Teatro Carlos Gomes exibe gratuitamente o documentário Aldo Baldin – Uma Vida pela Música no auditório Heinz Geyer. O filme, dirigido por Yves Goulart, resgata a história desse catarinense que conquistou o mundo com sua voz poderosa.

Aldo Baldin iniciou a carreira musical no Rio Grande do Sul. Quando adolescente foi estudar para ser padre e descobriu a sua vocação para o canto lírico. Antes de se destacar no cenário internacional, seu talento o levou a atuar em importantes teatros e festivais na Europa, onde consolidou sua reputação.

Edith Mathis (renomada soprano suíça), Aldo Baldin e Dietrich Fischer-Dieskau (barítono e maestro alemão)

Além de cantar nas principais salas de concerto do planeta, Baldin também fez parte da história de Blumenau. Durante um ano sabático, Baldin se tornou professor de canto na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Foi aqui que ele casou com Irene Flesch e começou sua família.

Quem relembra esse vínculo é Noemi Kellermann, ex-diretora da escola e amiga pessoal do tenor: “Aldo Baldin entrou em contato com o Dr. Oscar Zander, diretor da Escola de Música, dizendo que teria um ano sabático na Europa e gostaria de passá-lo em Blumenau, na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Ele viveu aqui e foi professor de canto na escola, criando uma relação muito especial com a cidade e com o teatro. Aqui foi onde começou sua família também, quando se casou com a musicista Irene Flesch”

O documentário, que já foi premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular no Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, é uma homenagem aos 30 anos de falecimento do artista, que nos deixou em 1994, na Alemanha. A produção teve estreia mundial no 24º Havana Film Festival New York e foi exibida no 16º IN-EDIT Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical.

Entre os feitos marcantes de Baldin, estão um Grammy em 1981, pela gravação de A Criação, de Haydn, e uma indicação ao mesmo prêmio em 1986, pelo disco Bodas de Fígaro, de Mozart. Ele deixou um legado inestimável para a música clássica mundial, fruto de uma carreira que começou quando ainda era adolescente, no seminário, onde descobriu sua paixão pelo canto lírico.

O documentário foi o resultado de mais de uma década de pesquisas minuciosas e já conquistou espaço em festivais internacionais. A produção também traz depoimentos de grandes nomes da música, como Isaac Karabtchevsky, Sir Neville Marriner e Maria Lúcia Godoy, além de amigos e familiares que contam detalhes emocionantes sobre a vida do tenor.

Para quem gosta de histórias inspiradoras e de boa música, essa é uma oportunidade imperdível. Afinal, é sempre bom conhecer e valorizar um talento que marcou seu nome na história da música e ainda carrega uma conexão tão especial com Blumenau.

Exibição do documentário Aldo Baldin – Uma Vida pela Música
Data e horário: Domingo (24/11) às 19h
Local: Auditório Heinz Geyer, Teatro Carlos Gomes
Entrada gratuita, mas é necessário garantir o ingresso pelo Sympla
Informações: clique aqui ou pelo telefone (47) 3144-7166

Ficha técnica do documentário:

Categoria: Documentário (Colorido – HD/2024 – 114 min. – Brasil)
Sinopse: O filme conta a história do tenor Aldo Baldin através de depoimentos de músicos, amigos e familiares, revelando uma carreira que transcendeu fronteiras.

Entrevistados: Isaac Karabtchevsky, Helmuth Rilling, Hera Lind, Sir Neville Marriner, Rolf Beck, Maria Lúcia Godoy, Roberto de Regina, Edino Krieger, Eliane Sampaio, Celso Antunes, Heloísa Nemoto Vergara, Walter Santos Filho, Fernando Portari, Roberto Saccà, Bernhard Gärtner, Marc Marshall, Hernán Iturralde, Marga Schiml, Peter Lika, Andreas Keller, Walter Forchert, Lilian Barretto, Fany Solter, Cicinato Cascais da Silva, Neyde Borges Coelho, Ir. Bruno Klein, Darcy Brasiliano dos Santos, Noemi Kellermann, José Araujo Filho, Laura Lindolfo, Galileu Sangaletti, Delfina Baldin Sangaletti, Irene Flesch Baldin, Serena Flesch Baldin e Sofia Flesch Baldin.