Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau
As pedras e corredeiras na região da Ponte Salto, são uma clara demonstração da força do Rio Itajaí-Açú. No período de enchentes, assustam mais ainda. Existe um local na região chamado “Garganta do Diabo”.
O nome já mostra que não é coisa boa. Na tarde de domingo (18) cinco jovens decidiram dar uma volta com uma pequena embarcação e pegaram o Rio Itajaí-Açú. Eles saíram na altura do Condomínio Minha Casa Minha Vida, que fica antes (sentido centro) das corredeiras da ponte.
O que deveria ser um divertido passeio, começou a complicar quando sentiram o poder da correnteza e na altura da Usina Salto, acabaram caindo na “Garganta do Diabo”, e a embarcação virou. Dois deles acabaram arrastados até às margens do rio, enquanto os outros três se refugiaram em uma pedra.
A correnteza era tão forte que nem os bombeiros se arriscaram a enfrentar o rio. A melhor solução foi acionar o helicóptero Arcanjo de Florianópolis para resgatar os três jovens ilhados. Em 30 minutos ele estava lá, e por volta das 16h, um bombeiro já estava descendo em uma corda para tirá-los. Cada um foi deixado em um terreno próximo, em segurança.
O vídeo de Jaime Batista da Silva mostra o momento do resgate